Repositório Digital

A- A A+

Percepções sobre o curso e a vida acadêmica : um estudo com alunos do curso de Administração da UFRGS

.

Percepções sobre o curso e a vida acadêmica : um estudo com alunos do curso de Administração da UFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Percepções sobre o curso e a vida acadêmica : um estudo com alunos do curso de Administração da UFRGS
Autor Freitas, Liege Cardoso de
Orientador Nascimento, Luis Felipe Machado do
Co-orientador Becker, Deisi Viviani
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Estudantes
Percepção
Vida acadêmica
[en] Academic life
[en] Administration
[en] Career
[en] Education
[en] Environmental
[en] Perceptions
[en] Social
Resumo O presente estudo teve como objetivo analisar o impacto do curso e do ambiente da universidade nas percepções dos estudantes em fase de conclusão do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A realização deste tipo de estudo auxilia uma melhor compreensão do ambiente de aprendizagem sua influência na aquisição de conhecimentos e sua aplicação para o ambiente de trabalho. Para obtenção dos dados aplicouse um questionário com questão objetivas e discursivas junto a 97 estudantes das etapas 8, 9 e 10 do curso, que possibilitaram adquirir informações sobre dados demográficos, informações sobre a vida acadêmica, carreira e sustentabilidade na vida pessoal. Os resultados demonstram que as percepções sobre o curso e a vida acadêmica estão ligadas aos principais motivos da opção pelo curso de administração, que são o acesso ao mercado de trabalho e a diversidade do currículo do curso. Além disso, foi apontada uma melhoria no nível de consciência ambiental no decorrer da graduação e a sugestão de inserção dos conteúdos socioambientais desde o início do curso.
Abstract The present study aimed to analyze the impact of the course and the university environment on the perceptions of students nearing completion of the course of the Federal University of Rio Grande do Sul. Conducting this type of study helps better understanding of the environment learning, his influence on acquisition of knowledge and its application to the working environment. To obtain the data applied a questionnaire and open-ended question along with 97 students from steps 8, 9 and 10 of the course, which made it possible to acquire information on demographics, information on academic life, career and personal life sustainability. The results show that perceptions about the course and the academic life are linked to the main reasons for the choice of the course of administration, which are access to the labor market and the diversity of the course curriculum. In addition, an improvement was noted in the level of environmental awareness during graduation and the suggestion of inclusion of environmental content from the beginning of the course.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/111926
Arquivos Descrição Formato
000949427.pdf (1.246Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.