Repositório Digital

A- A A+

Marketing de rede : fatores motivadores para a entrada ou recusa como distribuidor independente em uma empresa de vendas diretas do segmento de alimentos e bebidas

.

Marketing de rede : fatores motivadores para a entrada ou recusa como distribuidor independente em uma empresa de vendas diretas do segmento de alimentos e bebidas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Marketing de rede : fatores motivadores para a entrada ou recusa como distribuidor independente em uma empresa de vendas diretas do segmento de alimentos e bebidas
Autor Santos, Luís Guilherme dos
Orientador Closs, Lisiane Quadrado
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Fatores motivacionais
Marketing de rede
Resumo O presente trabalho pretende conhecer os motivos que levam um prospect a participar ou não como distribuidor independente da empresa de marketing de rede Alfa. Para o alcance deste objetivo, realizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualitativa. O tipo de estudo desenvolvido foi o estudo de caso. Foram entrevistados, por meio de roteiro de entrevistas semiestruturado com perguntas do tipo abertas, treze sujeitos, sendo sete distribuidores e seis prospects, selecionados por conveniência. Os resultados desse estudo evidenciaram que o processo de envolvimento com o modelo de negócio foi muito semelhante, tanto para prospects como para distribuidores e o entendimento deste processo não interferiu na aceitação ou recusa em se tornar um distribuidor independente da empresa Alfa. Os principais motivos que levaram os pesquisados a tornar-se distribuidores da empresa, foram a liberdade financeira e de tempo que o sistema proporciona, a possibilidade de uma renda extra, além de ser uma alternativa diferente do mercado tradicional ou da atividade principal do distribuidor. Os motivos para não participar da empresa foram a indisponibilidade de tempo ou o envolvimento com outras atividades, pré-conceito em relação ao modelo de negócios, incerteza sobre o sucesso ou medo de arriscar e o investimento inicial elevado. Diante disso, o estudo pode trazer contribuições a níveis de discussões sobre esse modelo de negócios. Para as empresas, incentiva-se a discussão sobre as melhores práticas para adesão de novos membros, e faz-se uma reflexão acerca da importância na retenção dos distribuidores, tendo em vista que ainda é elevado o número de desistências entre os distribuidores, nas mais diversas empresas de marketing de rede. O estudo pode ainda, servir como fonte de pesquisa àqueles que desejam iniciar suas atividades como distribuidores, e pretende auxiliar na tomada de decisão, analisando as características do modelo de negócios e o desempenho das atividades de um distribuidor independente de uma empresa de marketing de rede.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/111927
Arquivos Descrição Formato
000949445.pdf (499.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.