Repositório Digital

A- A A+

Mapeamento de competências do cargo de diretor de três escolas particulares de Porto Alegre

.

Mapeamento de competências do cargo de diretor de três escolas particulares de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mapeamento de competências do cargo de diretor de três escolas particulares de Porto Alegre
Autor Conceição, João Marcelo Couto
Orientador De Re, Cesar Augusto Tejera
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Competência profissional
Gestão escolar
Mapeamento
Resumo A busca da qualificação de sua gestão tem se tornado, cada vez mais, uma necessidade das escolas particulares. Para isso, identificar as competências necessárias aos gestores destas organizações, função em geral exercida pelos Diretores Escolares, torna-se relevante. Além disso, boa parte destas instituições tem a peculiaridade de serem apoiadas por mantenedoras, que possuem, em geral, a sua orientação religiosa. Assim, o presente trabalho tem como objetivo mapear as competências requeridas para o cargo de diretor de escolas particulares com diferentes orientações religiosas. Junto a isso, buscou-se identificar quais os principais problemas que afetam o exercício deste cargo e se de fato a orientação religiosa de cada escola influencia nas competências desejadas para cada gestor. Para atingir os objetivos estabelecidos, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório com natureza qualitativa. Desta forma, foram realizadas três entrevistas em profundidade com três diretores de diferentes escolas, localizadas em Porto Alegre. Também se realizou uma análise documental sobre os dados de cada escola. Com estes insumos, elaborou-se o mapeamento das competências organizacionais e individuais de cada instituição, constatando-se que a orientação religiosa influencia na importância de cada competência. Além disso, concluiu-se que os principais problemas enfrentados pelos diretores são falhas na transição do cargo, dificuldades em seguir o planejamento, a desvalorização do papel da escola perante a sociedade e as dificuldades financeiras de cada organização.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/111935
Arquivos Descrição Formato
000948119.pdf (1.204Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.