Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDe Re, Cesar Augusto Tejerapt_BR
dc.contributor.authorConceição, João Marcelo Coutopt_BR
dc.date.accessioned2015-03-12T01:58:01Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/111935pt_BR
dc.description.abstractA busca da qualificação de sua gestão tem se tornado, cada vez mais, uma necessidade das escolas particulares. Para isso, identificar as competências necessárias aos gestores destas organizações, função em geral exercida pelos Diretores Escolares, torna-se relevante. Além disso, boa parte destas instituições tem a peculiaridade de serem apoiadas por mantenedoras, que possuem, em geral, a sua orientação religiosa. Assim, o presente trabalho tem como objetivo mapear as competências requeridas para o cargo de diretor de escolas particulares com diferentes orientações religiosas. Junto a isso, buscou-se identificar quais os principais problemas que afetam o exercício deste cargo e se de fato a orientação religiosa de cada escola influencia nas competências desejadas para cada gestor. Para atingir os objetivos estabelecidos, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório com natureza qualitativa. Desta forma, foram realizadas três entrevistas em profundidade com três diretores de diferentes escolas, localizadas em Porto Alegre. Também se realizou uma análise documental sobre os dados de cada escola. Com estes insumos, elaborou-se o mapeamento das competências organizacionais e individuais de cada instituição, constatando-se que a orientação religiosa influencia na importância de cada competência. Além disso, concluiu-se que os principais problemas enfrentados pelos diretores são falhas na transição do cargo, dificuldades em seguir o planejamento, a desvalorização do papel da escola perante a sociedade e as dificuldades financeiras de cada organização.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetência profissionalpt_BR
dc.subjectMapeamentopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.titleMapeamento de competências do cargo de diretor de três escolas particulares de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000948119pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples