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Percepções e atitudes dos consumidores finais sobre a comercialização de bebidas energéticas em novos canais de distribuição

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Percepções e atitudes dos consumidores finais sobre a comercialização de bebidas energéticas em novos canais de distribuição

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Título Percepções e atitudes dos consumidores finais sobre a comercialização de bebidas energéticas em novos canais de distribuição
Autor Frasca, Fernando Maffei
Orientador Santos, Cristiane Pizzutti dos
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Canais de distribuicao
Comportamento do consumidor
Hábitos de consumo
Resumo Em um contexto de grande crescimento da categoria de bebidas energéticas percebe-se uma necessidade, por parte dos fabricantes destes produtos, de entender de forma mais profunda a realidade dos canais de distribuição utilizados pelos mesmos, gerando vantagem competitiva através da análise dos modelos de distribuição e da criação de estratégias específicas para aperfeiçoamento deles. O presente estudo fez uso de uma pesquisa exploratória, baseada em entrevistas em profundidade e observação direta, com o objetivo de identificar novos canais de distribuição, analisando-os sob a ótica do consumidor final. Além disso, também se buscou, nestes mesmos consumidores, analisar suas percepções e atitudes em relação aos novos canais identificados, almejando desenvolver os novos canais de distribuição em alicerces projetados pelo comportamento do consumidor. Os resultados mostraram que há, de forma geral, uma convergência de idéias não apenas em relação a opções de novos canais de distribuição mas também às atitudes e percepções dos consumidores em acerca destes canais. Os potenciais novos canais de distribuição, identificados no trabalho, foram sedes de empresas, bancas de revistas e academias. Considerando atitudes e percepções, notou-se que os pontos levantados pelos entrevistados foram, em sua maior parte, ratificados através da observação direta. Entre eles, pode-se citar a importância de marca, o posicionamento do produto dentro dos estabelecimentos comerciais e a presença de materiais de divulgação e visibilidade durante a experiência de compra.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/111953
Arquivos Descrição Formato
000947989.pdf (479.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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