Repositório Digital

A- A A+

Modelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negócios

.

Modelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negócios

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Modelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negócios
Autor Girardi, Fernando
Orientador Callegaro-de-Menezes, Daniela
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Ferramentas de gestão
Modelagem de negócio
[en] Business model canvas
[en] Creative economy
[en] Music
[en] Photography
[en] Show
Resumo O presente trabalho constitui um estudo de caso que teve por objetivo formular um Modelo de Negócio para uma iniciativa de economia criativa na área de fotografia de shows musicais. A ferramenta utilizada foi o Modelo Canvas de Negócios, pois oferece uma forma simples de descrever como uma empresa pretende ofertar seus serviços/produtos, identificar e se relacionar com seus clientes e viabilizar estrutura material e financeira para fazer tudo isso. Um Modelo de Negócios serve como referência para o empreendedor que o orientará durante as etapas seguintes caso opte por empreender de fato. Para a formulação do modelo, foram executadas as etapas de Mobilização, Compreensão e Design estabelecidas por Osterwalder & Pigneur em seu Processo Genérico para Construção de um Modelo de Negócio, embasadas por pesquisa bibliográfica e entrevistas qualitativas junto a possíveis clientes. Como conclusão, constatou-se que a elaboração do Modelo contribuiu em muito com informações não disponíveis anteriormente e ampliou a compreensão do fotógrafo sobre os riscos e potenciais de sua ideia inicial e sobre o mercado onde irá atuar.
Abstract This paper is a case study of the development of a Business Model, in a initiative for creative economy to be used on photography of musical events. The tool "Business Model Canvas" was used because it offers a simple way to describe how a company plans to offer its services and products, identify and interact with customers, and enable the material and financial basements to achieve the planning. A Business Model is used as a reference for the entrepeneur, which will guide him during each step, if he choose to keep engaged. To build the model, the following steps have been taken: Mobilization, Understanding and Design, as estabilished by Osterwalder & Pigneur in "Generic Process to Business Model Generation", supported by bibliographic research and qualitative interviews of potential customers. In conclusion, it was found that the Model development had a great contribution, bringing data which were not previously available and expanding the entrepeneur comprehension regarding the risks and strengths of his initial idea and concerning the business area he will be involved.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/111973
Arquivos Descrição Formato
000947833.pdf (1.248Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.