Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorGirardi, Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2015-03-12T01:58:19Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/111973pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho constitui um estudo de caso que teve por objetivo formular um Modelo de Negócio para uma iniciativa de economia criativa na área de fotografia de shows musicais. A ferramenta utilizada foi o Modelo Canvas de Negócios, pois oferece uma forma simples de descrever como uma empresa pretende ofertar seus serviços/produtos, identificar e se relacionar com seus clientes e viabilizar estrutura material e financeira para fazer tudo isso. Um Modelo de Negócios serve como referência para o empreendedor que o orientará durante as etapas seguintes caso opte por empreender de fato. Para a formulação do modelo, foram executadas as etapas de Mobilização, Compreensão e Design estabelecidas por Osterwalder & Pigneur em seu Processo Genérico para Construção de um Modelo de Negócio, embasadas por pesquisa bibliográfica e entrevistas qualitativas junto a possíveis clientes. Como conclusão, constatou-se que a elaboração do Modelo contribuiu em muito com informações não disponíveis anteriormente e ampliou a compreensão do fotógrafo sobre os riscos e potenciais de sua ideia inicial e sobre o mercado onde irá atuar.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is a case study of the development of a Business Model, in a initiative for creative economy to be used on photography of musical events. The tool "Business Model Canvas" was used because it offers a simple way to describe how a company plans to offer its services and products, identify and interact with customers, and enable the material and financial basements to achieve the planning. A Business Model is used as a reference for the entrepeneur, which will guide him during each step, if he choose to keep engaged. To build the model, the following steps have been taken: Mobilization, Understanding and Design, as estabilished by Osterwalder & Pigneur in "Generic Process to Business Model Generation", supported by bibliographic research and qualitative interviews of potential customers. In conclusion, it was found that the Model development had a great contribution, bringing data which were not previously available and expanding the entrepeneur comprehension regarding the risks and strengths of his initial idea and concerning the business area he will be involved.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCreative economyen
dc.subjectModelagem de negóciopt_BR
dc.subjectFerramentas de gestãopt_BR
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectShowen
dc.subjectMusicen
dc.subjectBusiness model canvasen
dc.titleModelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negóciospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000947833pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples