Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMorais, Normanda Araujo dept_BR
dc.contributor.authorKoller, Silvia Helenapt_BR
dc.date.accessioned2015-03-12T01:58:25Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1413-294Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/111983pt_BR
dc.description.abstractEste artigo objetiva identificar a situação atual de vida de egressos de uma instituição de atendimento para crianças e adolescentes em situação de rua, a avaliação que fazem do momento atual de vida, bem como compreender a sua percepção acerca da referida instituição e do atendimento recebido. Participaram nove adolescentes do sexo masculino (18-20 anos). Utilizou-se uma entrevista semi-estruturada, a qual foi analisada a partir do procedimento de análise de conteúdo. Os resultados mostraram uma variedade de situações de vida. O momento atual de vida foi descrito como satisfatório e a instituição frequentada no passado também foi avaliada de forma positiva. Os resultados são discutidos à luz da trajetória de vinculação institucional (TVI), das modalidades de saída da rua descritas na literatura e da importância da vinculação educador – criança/adolescente. Implicações para as políticas públicas de atendimento a essa população são discutidas.pt_BR
dc.description.abstractA study on street children who have left institutions: perceptions of current life situations and received treatment. This article aims to identify the life situations of street children and adolescents after leaving care institutions; note how they evaluate their current life; and understand how they perceive the institution in which they stayed and the treatment they received there. Nine male adolescents participated (18-20 years old). A semi-structured interview script, evaluated through content analysis, was used. The results revealed a variety of life situations. The participants tended to describe their current life situation as satisfactory and they also positively evaluated the institution in which they stayed. The results are discussed in the context of Institutional Tie Trajectory (ITT); the modalities for leaving the streets as described in the literature; and the importance of the relationship between educator and child/adolescent. The implications for public policies treating this population are discussed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos de psicologia (Natal). Vol. 17, n. 3 (set./dez. 2012), p. 405-412pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMeninos de ruapt_BR
dc.subjectStreet situationen
dc.subjectAdolescentsen
dc.subjectInstitucionalizaçãopt_BR
dc.subjectInstitutionen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectEvaluationen
dc.titleUm estudo com egressos de instituições para crianças em situação de rua : percepção acerca da situação atual de vida e do atendimento recebidopt_BR
dc.title.alternativeA study on street children who have left institutions : perceptions of current life situations and received treatmenten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000929199pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples