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dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorValle, Nathália Dallapt_BR
dc.date.accessioned2015-03-13T01:58:53Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/112022pt_BR
dc.description.abstractO conceito consumo colaborativo foi adaptado por Bootsman e Rogers (2011) de forma a representar o consumo consciente e inteligente através da internet. No setor de vestuário, relevante para a economia brasileira, isso se aplica à venda, compra e troca de roupas usadas em sites de empresas ou grupos de redes sociais. Este trabalho tem como objetivo compreender as motivações para o consumo colaborativo de vestuário nas plataformas da internet, bem como aspectos inerentes ao comportamento e envolvimento do público. Até onde se sabe, não há estudos que explorem o assunto. A pesquisa foi realizada por meio de onze entrevistas em profundidade junto a consumidores colaborativos de vestuário e informantes chave, da observação participante da autora e da aplicação de uma survey com 140 participantes do fenômeno. Como resultado, a recompensa financeira se mostrou o grande propulsor e o possível inibidor do fenômeno. Motivadores hedônicos ligados à ampliação do ciclo de vida dos produtos, consciência ambiental e interação social são menos influentes, e a ordem de relevância das motivações se mostrou a mesma para comprar, vender ou trocar. Há grande envolvimento dos participantes com o movimento, pois o acesso às plataformas é, no mínimo, diário. Além disso, identificou-se a preferência por grupos de redes sociais para a realização das transações e a priorização, na escolha da plataforma, de características como a praticidade.pt_BR
dc.description.abstractCollaborative consumption’s concept was adapted by Bootsman and Rogers (2011) in order to represent a conscious and smart consumption way thru the internet. In clothing sector, a relevant one for Brazilian economy, it is applicable to selling, buying and switching used clothes thru companies’ websites or social networks’ groups. The aim of the research is to understand the motivations to clothing collaborative consumption thru the internet as well as to explore a few aspects regarding customer’s behavior and involvement. As far as is known, there is any research in the subject. The methodology to do so was by eleven in depth interview with clothing collaborative consumers and with key informers, author’s participant observation and a survey with 140 people that joined this phenomenon. The results present the financial reward is the most important propeller and inhibitor of the phenomenon. Hedonic motivators related to product’s life cycle, environmental conscious and social interaction are less influent and the motivations relevance is the same to buying, selling or switching. A huge customer’s involvement is observed since platform’s access occurs at least daily. Beyond that there is preference for social networks’ groups to do the transactions and it is shown that some characteristics such as practicality are more important when choosing the internet platform.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCollaborative consumptionen
dc.subjectConsumo colaborativopt_BR
dc.subjectClothingen
dc.subjectVestuáriopt_BR
dc.subjectInternet platformen
dc.subjectMotivationsen
dc.subjectInvolvementen
dc.titleMotivações e envolvimento no consumo colaborativo de vestuário por usuários das plataformas da Internetpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000953301pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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