Repositório Digital

A- A A+

Marketing esportivo : estratégia de captação de recursos para uma equipe de futsal

.

Marketing esportivo : estratégia de captação de recursos para uma equipe de futsal

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Marketing esportivo : estratégia de captação de recursos para uma equipe de futsal
Autor Bernardes, Paulo Ricardo Corrêa
Orientador Closs, Lisiane Quadrado
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Marketing esportivo
Viabilidade econômica
Resumo O presente estudo foi desenvolvido para se construir uma estratégia básica, porém sólida, que auxilie futuros gestores esportivos, em especial aos do segmento futsal, na captação de recursos financeiros. A partir de três pilares estratégicos foram apresentadas ações de captação que eram comuns aos clubes pesquisados, assim como outras modalidades particulares a cada um. Para atingir esse objetivo foram apropriados de Vlastuin et. al. (2008) os conceitos de potencial mercantil do esporte, e de Soriano (2010) os conceitos de pilares estratégicos para fontes de renda, os quais são: exploração da praça de esportes, marketing de patrocínio e direitos de transmissão. Em seguida, para obtenção de dados e informações pertinentes, foram entrevistados dirigentes de entidades esportivas do futsal gaúcho e jornalistas. Concluiu-se que a modalidade possui potencial para crescimento de investimentos, especialmente em licenciamentos de marcas. Por fim, algumas sugestões quanto a oportunidade de se verificar outros aspectos estratégicos para a sustentabilidade das entidades a médio e longo prazo como estudos do Brand Equity (valor de marca) dos clubes, o Customer Equity (valor do cliente), assim como o impacto de novas mídias.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/112028
Arquivos Descrição Formato
000953480.pdf (478.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.