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dc.contributor.authorDanilevicz, Ângela de Moura Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Jose Luis Duartept_BR
dc.date.accessioned2015-03-13T01:59:03Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0104-530Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/112038pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um modelo quantitativo para auxiliar nas decisões estratégicas associadas à inovação, denominado DEIN – Decisões Estratégicas de INovação – o qual contempla tanto a inovação espontânea como a induzida. O modelo proposto foi construído a partir da análise do referencial teórico e entrevistas conduzidas junto a especialistas. Ele fornece uma estrutura para avaliar os diferentes elementos envolvidos na gestão da inovação: (i) ideias associadas à inovação em produto ou processo; (ii) competitividade dos produtos existentes; (iii) possibilidade de inovação nos processos e produtos existentes; (iv) competitividade de novos produtos; e (v) índice de inovação praticado pela empresa. A utilização do DEIN pode auxiliar as empresas a decidir a respeito de quais produtos serão mantidos, quais serão aposentados, quais serão objeto de inovação e quais novos produtos devem ser lançados. O DEIN é apresentado em detalhe neste artigo. Ele foi desenvolvido a partir do estudo de duas empresas de diferentes setores industriais: automotivo e de cabos de ancoragem para plataformas marítimas. Posteriormente, ele foi avaliado junto a outras três empresas com diferentes perfis. A avaliação permitiu aprimorar o modelo e confirmou a sua relevância e aplicabilidade junto ao meio empresarial.pt_BR
dc.description.abstractThis study presents a quantitative model to aid strategic decisions concerning innovation management denominated DEIN – Strategic Decision Making on Innovation – which embodies both spontaneous and inducted innovation. The model was constructed based on the review of literature and interviews conducted with experts. It comprises a framework to evaluate the different elements involved in innovation management such as: (i) ideas associated to product or process innovation; (ii) competitiveness of existing product range; (iii) innovation associated to existing portfolio;(iv) new product competitiveness; and (v) company’s level of innovation. The use of DEIN can help companies decide which products of their portfolio will be maintained, discontinued, improved, or innovated. DEIN model is described in detail in this paper. It was developed based on a study carried out in two companies in different market segments: automotive and platform anchoring rope. It was also evaluated in three companies in other different segments. The evaluation led to improvements in the model and confirmed its relevance and applicability in the business scenario.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGestão e produção. São Carlos, SP. Vol. 20, n. 1 (jan./mar. 2013), p. 59-75pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão da inovaçãopt_BR
dc.subjectInnovation managementen
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectProductDevelopment Process (PDP)en
dc.subjectCiclo de vida do produtopt_BR
dc.subjectProduct Lifecycle Management (PLM)en
dc.titleUm modelo quantitativo para a gestão da inovação em portfólio de produtospt_BR
dc.title.alternativeA quantitative model for innovation management in product portfolio en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000931044pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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