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dc.contributor.advisorMarques, Cláudia Limapt_BR
dc.contributor.authorHübner, Gabrielle Fornasierpt_BR
dc.date.accessioned2015-03-14T01:56:59Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/112048pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo a análise da abusividade da publicidade dirigida ao público infantil e o estudo das formas para conter os abusos das publicidades que se aproveitam da deficiência de julgamento e da inexperiência das crianças, a partir das legislações nacional e estrangeira, dos projetos de lei em tramitação sobre a matéria, e da Resolução número 163 do Conanda. Para tanto, analisa, em um primeiro momento, a proteção conferida ao ente vulnerável na relação de consumo pelo Código de Defesa do Consumidor, o tratamento legal dado à publicidade em nosso ordenamento jurídico, e a proteção conferida às crianças em diplomas internacionais e na legislação brasileira. Em seguida, estuda o papel da criança na atual sociedade de consumo, o desenvolvimento psicológico dos infantes, as técnicas mercadológicas que objetivam a captação da atenção das crianças, as consequências que podem ser acarretadas pela publicidade infantil, a necessidade de restrição dos anúncios publicitários dirigidos às crianças, e a regulamentação normativa nacional e estrangeira sobre a matéria. Conclui que a publicidade voltada ao público infantil deve ser restringida, que a regulamentação existente sobre a matéria não é observada na prática, e, assim, que a normatização específica dessa modalidade publicitária é um importante avanço na proteção dos direitos das crianças.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the abusive advertising directed to children, and study the ways to curb abuses of the ads that take advantage of the lack of judgment and inexperience of children, from domestic and foreign laws, the bills in progress on the matter, and the Resolution number 163 from Conanda. It analyzes, at first, the protection given to the vulnerable part in consumption ratio by the Consumer Protection Code, the legal treatment of the advertising in our legal system, and the protection given to children in international instruments and brazilian legislation. Then, it studies the role of children in today's consumer society, the psychological development of infants, the marketing techniques that aim to capture the attention of children, the consequences which may be caused by children's advertising, the need of restriction of children’s advertising, and domestic and foreign rules in this area. It concludes that children’s advertising should be restricted, that the existing rules in this area are not followed, and that the specific regulation of this kind of advertising is an important step in protecting children’s rights.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDireito do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumers lawen
dc.subjectPublicidade abusivapt_BR
dc.subjectAbusive advertisingen
dc.subjectProteção à infânciapt_BR
dc.subjectHipervulnerabilityen
dc.subjectChildren protectionen
dc.titleA abusividade da publicidade voltada ao público infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000950491pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Jurídicas e Sociaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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