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Biblioteca escolar: reflexões e propostas

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Título Biblioteca escolar: reflexões e propostas
Autor Lourenço, Katiane Crescente
Orientador Moro, Eliane Lourdes da Silva
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca escolar
[en] Municipal Schools of São Leopoldo
[en] Projects
[en] School library
Resumo Apresenta a elaboração de um modelo de projeto para as bibliotecas das escolas municipais de São Leopoldo/RS, fundada nos resultados de uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa-ação, que se refere à participação coletiva entre o pesquisador e os participantes, tendo como contexto de estudo um Curso de Extensão, apresentando a amostra de 23 escolas participantes, as quais estão representadas pelas professoras responsáveis pelas bibliotecas. Enfoca na organização do Curso de Extensão, Biblioteca escolar: reflexões e propostas, que foi estruturado com várias temáticas envolvendo a biblioteca escolar, como: a função social da biblioteca, a valorização de seu espaço e o papel que assume na escola, a organização e o acesso ao acervo, bem como a mediação da leitura e da pesquisa escolar. Propicia às participantes encontros presenciais e a distância, via AVA Moodle, com o intuito de dialogar e propor diretrizes para a elaboração de projetos para as bibliotecas, os quais façam parte do Projeto Político-Pedagógico das escolas. Coleta e analisa os dados, verificando as contribuições do Curso de Extensão para o estabelecimento de diretrizes para as ações das bibliotecas escolares, por meio de um modelo de projeto. Conclui sobre a importância das bibliotecas escolares construírem um projeto que legitime esse espaço como participante ativo das ações pedagógicas da escola.
Abstract Based on the results of a qualitative research, analyzes the data through the procedure of research-action, which refers to the collective involvement between the researcher and participants for an Extension Course, this paper presents the development of a model project for the libraries of public schools in São Leopoldo/RS, supported by a sample of 23 participating schools, that are represented by the responsible teachers in charge of the libraries. Focuses on the organization of the Extension Course, School Library: reflections and proposals, which was structured with various themes involving the school library, as the social function of the library, the valuation of its own space and the role it assumes in school organization and access to the collection and mediation of reading and academic research. Provides meetings face to face or remotely via AVA Moodle for the participants, in order to discuss and propose guidelines for the preparation of projects for libraries, which are part of the Political-Pedagogical Projects of the schools. Coltect and analyzes the data checking contributions of the Extension Course to establish guidelines for the actions of school libraries through a project template. Concludes on the importance that school libraries have on builting a project that legitimizes this space as an active participant of the educational activities of the school.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/112156
Arquivos Descrição Formato
000953175.pdf (6.711Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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