Repositório Digital

A- A A+

Indexação da legislação: o processo realizado na biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

.

Indexação da legislação: o processo realizado na biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Indexação da legislação: o processo realizado na biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul
Autor Christ, Daniela Schestatsky
Orientador Medeiros, Jackson da Silva
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca jurídica
Indexação (Biblioteconomia)
[en] Indexation of legislation
[en] Indexing process
[en] Library of the court of justice of the State of Rio Grande do Sul
Resumo Discute a importância do controle e gestão de informação jurídica, especialmente informação legislativa. Aborda a indexação da legislação que ocorre na biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul para um controle de atos legais de acordo com a necessidade da entidade e dos usuários. Busca mostrar como objetivo geral o processo de indexação legislativa realizada nessa biblioteca e compará-lo com a bibliografia existente. Apresenta revisão de literatura a biblioteca especializada, a biblioteca jurídica, a informação jurídica, a organização da informação, a indexação, os instrumentos para a organização da informação e a indexação da legislação. Explana como forma de coleta de dados a entrevista estruturada com base na bibliografia de Cecília Atienza sobre documentação jurídica e indexação legislativa. Apresenta breve histórico do locus de pesquisa. Discorre o processo minucioso de indexação da legislação com base nas entrevistas realizadas com as bibliotecárias que trabalham com esse tipo de indexação. Compara o método empregado para a indexação legislativa nesse ambiente e com a literatura buscada. Considera como pontos finais de observação a importância das diferenças entre o que a bibliografia apresenta como teoria e o que a biblioteca adaptou para a sua prática.
Abstract It presents the importance of the control and management of juridical information, in particular legislative information. It approaches the legislation indexing that occurs in the Court of Justice of the State of Rio Grande do Sul’s library for a legal acts control according to the entity’s necessity and users’. It has the objective of showing the legislative indexing process accomplished in this library and compare it with the existing bibliography. It exposes the literature review about specialized library, juridical library, juridical information, information organization, indexing, instruments for information organization and legislation indexing. It uses as a form of data collect the structured interview based on Cecília Atienza’s bibliography about juridical documentation and legislation indexing. It presents a brief history of the research locus. It discourses about the thorough process of legislation indexing based on the interviews made with the librarians that work with this type of indexing. It compares the appointed method for legislative indexing in this environment and with the sought literature. It considers as final points of observation, the importance of the differences between what the bibliography presents as theory and what the library adapted for its practice.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/112190
Arquivos Descrição Formato
000953206.pdf (1.190Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.