Repositório Digital

A- A A+

Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura

.

Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura
Autor Balverdu, Andressa Machado
Orientador Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Comunidade virtual
Incentivo à leitura
[en] Booktube community
[en] Literary channels
[en] Promoting reading
[en] Sharing of information
Resumo O trabalho analisa a comunidade booktube e sua influência na promoção da leitura e no compartilhamento de informações entre leitores. Contextualiza o estudo, apresentando uma revisão de literatura acerca do advento da internet e das características e ferramentas da web 2.0, chegando às comunidades virtuais. Situa a pesquisa a partir dos conceitos do ato de ler identificando os tipos de leitor existentes e as estratégias de incentivo a leitura. Por meio de pesquisa exploratória, aplicaram-se dois questionários mistos, com questões abertas e fechadas, elaborados na plataforma para criação de documentos online e direcionados aos booktubers e os inscritos em seus canais literários. Os dados foram coletados e analisados, sugerindo que a comunidade pode ser considerada influente na promoção da leitura e espaço de compartilhamento de informações.
Abstract The paper analyzes the Booktube Community and its influence in promoting reading and sharing of information with readers of literature. It contextualizes the study by presenting a literature review on the advent of the Internet and Web 2.0, coming to virtual communities. The research takes place from the concepts of act of reading identifying the types of reader and reading incentive strategies. Through exploratory research, applied to two mixed questionnaires with open and closed questions, developed the platform for creating online documents and directed to booktubers and their subscribers. The responses were analyzed and exposed, suggesting that the community can be considered influential in reading promotion and on sharing of information.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/112194
Arquivos Descrição Formato
000953230.pdf (759.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.