Repositório Digital

A- A A+

Competências informacionais: um estudo de caso com os alunos do Curso Técnico em Biblioteconomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

.

Competências informacionais: um estudo de caso com os alunos do Curso Técnico em Biblioteconomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Competências informacionais: um estudo de caso com os alunos do Curso Técnico em Biblioteconomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
Autor Sant'Anna, Bruna Rosa de
Orientador Moro, Eliane Lourdes da Silva
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Competência informacional
[en] Information literacy
[en] Knowledge society
[en] Learning society
[en] Technician course in librarianship
Resumo Este estudo evidencia quais as competências informacionais dos alunos do primeiro semestre do Curso Técnico em Biblioteconomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Porto Alegre. Apresenta conceitos das Sociedades da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem. Discorre também sobre as competências informacionais, a biblioteca no contexto das competências informacionais e a formação dos profissionais Técnicos em Biblioteconomia. A pesquisa se caracteriza como exploratória, de abordagem qualitativa. A técnica de pesquisa utilizada foi o estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, foram efetuadas entrevistas semi-estruturadas, realizadas na biblioteca do IFRS, com a participação de oito alunos. As entrevistas foram gravadas e transcritas para o relatório. Apresenta os resultados obtidos através das entrevistas aplicadas aos sujeitos do estudo. O resultado possibilitou responder a pergunta de investigação ao se constatar que os alunos do primeiro semestre do Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS – Câmpus Porto Alegre possuem competências informacionais específicas.
Abstract This study shows the information literacy of students in the first semester of the Technical Course in Library Science from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre. It introduces concepts of Corporate Information, Knowledge and Learning. Also it discusses the information literacy, the library in the context of information literacy and training for professionals in Technical Library. The research is characterized as exploratory, qualitative approach. The technique used was the case study. As a tool for data collection, semi-structured interviews were made in the library IFRS, with the participation of eight students. The interviews were recorded and transcribed for the report. It presents the results obtained through the interviews applied to the study subjects. The results enabled us to answer the research question by checking that students in the first semester of the Technical Course in Library of IFRS - Campus Porto Alegre possess specific information literacy.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/112197
Arquivos Descrição Formato
000953222.pdf (5.000Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.