Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSant'Anna, Bruna Rosa dept_BR
dc.date.accessioned2015-03-19T01:57:52Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/112197pt_BR
dc.description.abstractEste estudo evidencia quais as competências informacionais dos alunos do primeiro semestre do Curso Técnico em Biblioteconomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Porto Alegre. Apresenta conceitos das Sociedades da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem. Discorre também sobre as competências informacionais, a biblioteca no contexto das competências informacionais e a formação dos profissionais Técnicos em Biblioteconomia. A pesquisa se caracteriza como exploratória, de abordagem qualitativa. A técnica de pesquisa utilizada foi o estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, foram efetuadas entrevistas semi-estruturadas, realizadas na biblioteca do IFRS, com a participação de oito alunos. As entrevistas foram gravadas e transcritas para o relatório. Apresenta os resultados obtidos através das entrevistas aplicadas aos sujeitos do estudo. O resultado possibilitou responder a pergunta de investigação ao se constatar que os alunos do primeiro semestre do Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS – Câmpus Porto Alegre possuem competências informacionais específicas.pt_BR
dc.description.abstractThis study shows the information literacy of students in the first semester of the Technical Course in Library Science from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre. It introduces concepts of Corporate Information, Knowledge and Learning. Also it discusses the information literacy, the library in the context of information literacy and training for professionals in Technical Library. The research is characterized as exploratory, qualitative approach. The technique used was the case study. As a tool for data collection, semi-structured interviews were made in the library IFRS, with the participation of eight students. The interviews were recorded and transcribed for the report. It presents the results obtained through the interviews applied to the study subjects. The results enabled us to answer the research question by checking that students in the first semester of the Technical Course in Library of IFRS - Campus Porto Alegre possess specific information literacy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectInformation literacyen
dc.subjectTechnician course in librarianshipen
dc.subjectKnowledge societyen
dc.subjectLearning societyen
dc.titleCompetências informacionais: um estudo de caso com os alunos do Curso Técnico em Biblioteconomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000953222pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples