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Questões de concursos em Biblioteconomia: mapeamento temático

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Questões de concursos em Biblioteconomia: mapeamento temático

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Título Questões de concursos em Biblioteconomia: mapeamento temático
Autor Luz, Juliane de Cássia Silva da
Orientador Vanz, Samile Andrea de Souza
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Bibliotecário
Biblioteconomia
Concurso público
[en] Civil service exam
[en] Curricular evolution
[en] Curricular harmonization
[en] Librarianship curriculum
[en] Themed pivot
Resumo Através da análise das questões de concurso, este trabalho tem o objetivo de identificar as áreas temáticas mais recorrentes dos concursos públicos brasileiros para o cargo de bibliotecário. Em seu referencial teórico, levanta o panorama histórico curricular do curso de Biblioteconomia no Brasil e adota como parâmetro, para a classificação das questões, o Projeto Pedagógico de Graduação em Biblioteconomia na modalidade a distância proposto junto à UAB pelo CFB e a CAPES, em 2010. O projeto organiza o curso em 34 disciplinas, distribuídas entre 06 eixos temáticos. Também aborda a contextualização de concursos públicos e identifica trabalhos relacionados a esse na área de Biblioteconomia. Em seus procedimentos metodológicos, utiliza o site “Questões de Concursos” como fonte de coleta das 37 provas de 2013 e 2014, num total de 1380 questões. Trata-se de uma pesquisa aplicada quantitativa, com análise das provas de concursos das instituições selecionadas. Os resultados são baseados nos eixos temáticos e disciplinas apresentadas no referencial teórico. Destaca o eixo “Organização e Representação da Informação”, com uma representatividade de 41% das questões, seguido pelos eixos “Recursos e Serviços da Informação”, com 20%, e “Políticas e Gestão de Ambientes da Informação”, com 19%. O eixo de “Tecnologias de Informação e Comunicação” representou 12% das questões, e, em último lugar, ficou o eixo das disciplinas introdutórias “Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação”, com quase 8% das questões analisadas. Na análise comparativa por tipo de biblioteca, expõe uma equidade de representatividade de percentual entre os tipos de bibliotecas estudados, refletindo as orientações das Diretrizes Curriculares do MEC, que orientam a formação de um profissional capacitado a atuar em diferentes ambientes informacionais. Conclui que a abordagem técnica é a mais exigida em provas de concursos e sugere outros temas para futuras pesquisas, como o cruzamento entre a bibliografia solicitada em concursos e a proposta pelas disciplinas do curso de graduação em Biblioteconomia.
Abstract This paper aims to identify the most recurrent thematic areas of the civil service exam for the post of librarian in Brazil, by analyzing the content of its questions. In his theoretical framework, raises curriculum historical overview of the librarianship course in Brazil and adopts as a parameter for the classification of questions, the Education Programme Undergraduate Library in the form the distance proposed by the Conselho Federal de Biblioteconomia (librarian federal council) and CAPES, next to the Universidade Aberta do Brasil (open university of Brazil) in 2010. The project also organizes the course in 34 disciplines, distributed in a 6 theme pivot, held in the years 2013 and 2014. It also addresses the context and identifies work related to that in the Librarianship area. In its methodological procedures, uses the web site Questões de Concurso (exam questions) as a source and the collection of 37 analyzed evidence, a total of 1380 questions. It is a quantitative research applied assay with the documentary collection – the exams – of the selected institutions. The results are based on themes and subjects presented in the theoretical framework. Highlights the pivot "Organization and Representation of Information", with a 41% representation of the total analyzed, followed by the pivot "Information Resources and Services", with 20%, and "Policy and Management of Information Environments", with 19 %. The pivot “Information and Communication Technologies" represented 12% of the questions, and, most recently, was the pivot of introductory courses "Theoretical Foundations of Library and Information Science", with almost 8% of the analyzed questions. In the comparative analysis by type of library, exposes a percentage of representation of equity between the types of libraries studied, reflecting the guidelines of the Curriculum Guidelines for MEC (Educational Ministry), that guide the formation of a professional able to work in different information environments. I concluded that the technical approach is the most required in procurement of evidence and suggests other issues such as the intersection of literature requested in exams and the proposal by the undergraduate course subjects in Librarianship.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/112199
Arquivos Descrição Formato
000953180.pdf (2.587Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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