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O currículo integrado do Proeja do IFRS – Campus Bento Gonçalves : uma possibilidade real e complexa de efetivação em sala de aula

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O currículo integrado do Proeja do IFRS – Campus Bento Gonçalves : uma possibilidade real e complexa de efetivação em sala de aula

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Título O currículo integrado do Proeja do IFRS – Campus Bento Gonçalves : uma possibilidade real e complexa de efetivação em sala de aula
Outro título The ifrs’ proeja integrated curriculum – Bento Gonçalves Campus : a real, complex possibility of effectuating in the class room
Autor Crizel, Lilian Escandiel
Passos, Camila Greff
Del Pino, Jose Claudio
Resumo Este artigo é parte da dissertação de Mestrado “O Currículo do Proeja do IFRS –Campus Bento Gonçalves – O Dito e o Feito” (Crizel, 2011), na qual foi realizada a análise do currículo integrado do curso técnico em comércio – Proeja do IFRS – Campus Bento Gonçalves, com a finalidade de entender como ele foi construído e de que forma ocorre a integração entre as disciplinas do curso, além de pesquisar como o professor da disciplina de Química adapta sua prática pedagógica às necessidades dos educandos. Neste artigo apresentamos a interlocução do material empírico proveniente da análise dos documentos do currículo com os referenciais utilizados no desenvolvimento do trabalho. Os resultados da pesquisa mostram que a proposta do currículo integrado não é fácil de ser instituída, pois necessita de uma modificação de todo o contexto da escola. É um projeto para ser construído em longo prazo e não apenas para cumprir a legalidade.
Abstract This article is part of the masters dissertation “The IFRS’ Proeja Curriculum-Bento Gonçalves Campus – The Said and the Done” (Crizel, 2011), in which an analysis was carried out of the commerce technical course integrated curriculum –IFRS’ Proeja – Bento Gonçalves Campus aimed at understanding how it was built and how the integration between the course subjects occurs, as well as researching how Chemistry teachers adapt their pedagogic practices to the students’ needs. This article presents the interlocution of the empirical material originated from the analysis of the curriculum documents with the referentials used in the develpment of the work. The research results show that the integrated curriculum proposal is not easy to be implemented as it requires changes to the entire school context. It is a project to be built in the long term and not simply to comply with legality.
Contido em Contexto e educação. Vol. 28, n. 91 (set./dez. 2013), p. 58-83
Assunto Currículo integrado
Ensino de quimica
Química : Educação
[en] Integrated curriculum
[en] Proeja
[en] Teaching of Chemistry
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/112217
Arquivos Descrição Formato
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