Repositório Digital

A- A A+

Simões Lopes Neto : uma Salomé no pampa

.

Simões Lopes Neto : uma Salomé no pampa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Simões Lopes Neto : uma Salomé no pampa
Autor Vieira, Osvaldo Arthur Menezes
Orientador Silva, Márcia Ivana de Lima e
Data 2006
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Critica e interpretacao
Literatura brasileira
Literatura sul-rio-grandense
Lopes Neto, J. Simões (João Simões), 1865-1916.
Regionalismo gaúcho
[es] Mito de Salomé
[es] Regionalismo
[es] Simões Lopes Neto
Resumo Este trabalho tem por finalidade analisar a representação mítica de Salomé e suas ressonâncias na obra de Simões Lopes Neto e defender a idéia de que o autor, ao reler o mito, ambientando-o nos pampas do Rio Grande, transcende o mero pitoresco e a mera cor local, colocando-os a serviço da releitura desse mito. É objetivo principal deste estudo, portanto, ver nessa releitura um dos elementos responsáveis por tal transcendência. A fim de qualificar o estudo, são feitas uma reflexão sobre mito e literatura e uma investigação sobre a Salomé histórica, bem como as suas releituras. A análise dos contos Cabelos da china, Jogo do osso, No manantial, Contrabandista e O Negro Bonifácio, de Contos Gauchescos, e da obra Cancioneiro Guasca permite constatar nas personagens femininas dos referidos textos elementos que comprovam a releitura do mito de Salomé.
Resumen Este trabajo tiene por finalidad analizar la representación mítica de Salomé y sus resonancias en la obra de Simões Lopes Neto y defender la idea de que el autor, al releer el mito, ambientandolo en las pampas de Rio Grande, transciende lo pintoresco y el simple color local, poniendolos a servicio de la relectura del mito. Es objetivo principal de este estúdio, por lo tanto, ver en esta relectura uno de los elementos responsables por tal transcendencia. A fin de calificar el estúdio, son hechas una reflexión sobre mito y literatura y una investigación sobre la Salomé histórica, así como sus relecturas. El análisis de los cuentos Cabelos da china, Jogo do osso, No manantial, Contrabandista y O Negro Bonifácio, de Contos Gauchescos, y de la obra Cancioneiro Guasca permite constatar en los personajes femeninos de los referidos textos elementos que comprueban la relectura del mito de Salomé.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/11390
Arquivos Descrição Formato
000613221.pdf (1.995Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.