Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSaldanha, Olinda Maria de Fátima Lechmannpt_BR
dc.contributor.authorPereira, Ana Lúcia Benderpt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Cássia Regina Gotlerpt_BR
dc.contributor.authorDhein, Giselept_BR
dc.contributor.authorKoetz, Lydia Christmann Espindolapt_BR
dc.contributor.authorSchwertner, Suzana Feldenspt_BR
dc.contributor.authorCeccim, Ricardo Burgpt_BR
dc.date.accessioned2015-03-20T01:57:32Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1414-3283pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/114390pt_BR
dc.description.abstractO texto apresenta a implementação de um serviço-escola que tem como proposta a formação de profissionais da saúde em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais. A Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (CURES) envolve cursos da área da saúde de um Centro Universitário situado na região do Vale do Taquari/RS, Brasil, articulando as redes de cuidado de quatro municípios. Neste trabalho relata-se o apoio institucional nas ações das equipes da rede de cuidados. A inserção no contexto locorregional tem se mostrado um potencial formativo para estudantes e docentes, ressaltando o compromisso e a corresponsabilização no cuidado. A “narrativa de formação” foi o recurso metodológico utilizado, problematizando as ações da CURES no apoio institucional às equipes. A indissociabilidade entre técnica e política / teoria e prática tem permeado as atividades e reflexões, resultando em modificações no processo ensino-aprendizagem em saúde.pt_BR
dc.description.abstractThe text presents the implementation of a school-service that proposes health professionals’ education in line with the National Curriculum Guidelines. The Regional University Clinic of Education and Health (CURES) involves health courses offered by a University Center located in the region of the Taquari Valley, in the state of Rio Grande do Sul (Southern Brazil), linking the care networks of four cities. This paper reports on the institutional support that is present in the actions of the care network teams. Inclusion in the local and regional context has shown an educational potential for students and teachers, highlighting commitment and co-responsibility in care. The “education narrative” was the methodological approach that was employed to analyze the actions of CURES concerning institutional support to the teams. The inseparability between technique and policy/theory and practice has permeated activities and reflections, resulting in changes in the teaching-learning process in the field of health.en
dc.description.abstractEl texto presenta la implementación de una actividad-escuela, cuya propuesta es la fomación de profesionales de acuerdo con las Directrices Curriculares Nacionales. La Clínica Universitaria Regional de Educación y Salud (CURES) involucra cursos del área de la salud de un Centro Universitario, articulando las redes de cuidado de cuatro municipios brasileños. En este trabajo se hace el relato del apoyo institucional en las acciones de los equipos de la red de cuidados. La inserción en el contexto ha mostrado un potencial formativo para estudiantes y docentes, resaltando el compromiso y la coresponsabilidad en el cuidado. La “narrativa de formación” ha sido el recurso metodológico utilizado, problematizando las acciones de la CURES en el apoyo institucional a los equipos. La indisolubilidad entre técnica y política/teoría y práctica ha traspasado las actividades y las reflexiones.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. V. 18, supl. 1 (2014), p. 1053-1062pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectClinic-schoolen
dc.subjectAtenção à saúdept_BR
dc.subjectIntegração ensino-serviçopt_BR
dc.subjectComprehensive health careen
dc.subjectTeaching-work integrationen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional health educationen
dc.subjectInstitutional supporten
dc.subjectClínica-escuelaes
dc.subjectAtención integral de la saludes
dc.subjectIntegración enseñanza-servicioes
dc.subjectFormación en saludes
dc.subjectApoyo institucionales
dc.titleClínica-escola : apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviçopt_BR
dc.title.alternativeClinic-school : innovative institutional support to the practices of management and health care as part of the teaching-work integrationen
dc.title.alternativeClínica-escuela : apoyo institucional innovador para las prácticas de gestión y atención en la salud como parte de la integración enseñanza-servicioes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000953944pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples