Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Rosalia Angelita Neumannpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Carlos Böes dept_BR
dc.date.accessioned2015-03-21T01:56:39Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/114414pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação analisa o universo discursivo das obras de Raymond Carver, focando-se especialmente no silêncio e em como ele cria mecanismos de significação nos contos do autor. O objetivo principal é analisar a presença recorrente, nos contos de Carver, de personagens que podem ser classificados, culturalmente, como losers. Para embasar este trabalho, amparo-me nas teorias da Análise do Discurso Francesa e em seus pressupostos acerca do sujeito, história e língua. A questão do silêncio é analisada tomando como base as teorias desenvolvidas por Orlandi. Espera-se concluir que os personagens de Raymond Carver, no decorrer da carreira do autor, evoluem, passando de excluídos, sem voz e sem poder de discurso — características marcantes na fase minimalista; para uma fase de maior autonomia discursiva e inclusão social — mais frequente na fase final da sua carreira.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the discursive universe of the fictional works of Raymond Carver, focusing specially in the role of silence and on how it creates mechanisms of signification in the short stories of the author. The main goal of this dissertation is to analyze the recurrent presence, in the short stories of Raymond Carver, of characters that can be classified, culturally, as ―losers‖. To support this paper, I use the theories of French Discourse Analysis and its presuppositions about language, subject and history. The issue of silence is analyzed with the endorsement of the theories developed by Eni Orlandi. I expect to conclude that the characters of Raymond Carver, throughout the career of the author, evolve, passing from excluded subjects who have no voice and no discursive authority — characteristics that are evident in the minimalist phase of the author; to a phase where the characters have a more significant discursive autonomy and social inclusion — characteristics that are more frequent in the final phase of Carver‘s career.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLoseren
dc.subjectCarver, Raymond, 1939-1988pt_BR
dc.subjectLiteratura norte-americanapt_BR
dc.subjectIdeological formationen
dc.subjectAnálise do discurso literáriopt_BR
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectSubjecten
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.subjectSilênciopt_BR
dc.subjectSilenceen
dc.titleThe loser in Raymond Carver : when silence is the voice of resistancept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000953081pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples