Repositório Digital

A- A A+

A formação do professor para o ensino de língua adicional em ambientes digitais com docência compartilhada

.

A formação do professor para o ensino de língua adicional em ambientes digitais com docência compartilhada

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A formação do professor para o ensino de língua adicional em ambientes digitais com docência compartilhada
Autor Lemos, Fernanda Cardoso de
Orientador Schlatter, Margarete
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Ambiente digital
Docência
Ensino de língua estrangeira
Ensino e aprendizagem
Língua adicional
Linguagem e línguas
Resumo Nesta pesquisa, trato de dois temas principais: ensino de línguas adicionais em ambientes digitais e formação de professores. Esses dois temas serão discutidos com base em dados gerados durante a atuação de docência compartilhada de duas professoras em um curso online oferecido para alunos que farão intercâmbio no Brasil. Para tanto, empreendo uma pesquisa qualitativa em que analiso os diários escritos conjuntamente pelas duas professoras e as suas interações via chat ao longo de oito semanas de curso, bem como as ações realizadas por elas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do curso. O objetivo principal deste trabalho é, com base na análise das ações realizadas pelas professoras, contribuir para o debate sobre eventos de formação de professores construídos localmente pelos participantes (PÉREZ GOMES, 1995; NÓVOA, 1995; SCHÖN, 2000; COSTA, 2013) em um contexto de ensino e aprendizagem online. Entendendo evento de formação como “um encontro entre dois ou mais participantes, no qual os propósitos da interação entre eles dizem respeito a resolver uma questão relevante para a sala de aula” (COSTA, 2013, p. 18), reúno uma coleção de 58 segmentos que considero eventos de formação no contexto de ensino estudado. Analiso esses eventos descrevendo suas características em relação a quem participou deles, como eles se organizaram, sobre o que trataram e se houve ações levadas a cabo pelos professores no curso que poderiam ser relacionadas à reflexão feita anteriormente. A partir da análise dos dados os temas que foram tornados relevantes pelos participantes e que geraram eventos de formação foram reunidos em seis grandes grupos, a saber: contato inicial com alunos, comunicação com alunos, organização do curso, avaliação dos alunos, rotinas pedagógicas, plataforma e ferramentas. Os dados analisados evidenciaram que na modalidade de ensino a distância, há condições de se verificar as ações levadas a cabo pelos participantes depois dos eventos de formação. Nesse sentido, este estudo pôde ampliar o conceito de evento de formação de “momento propício para aprender a ensinar e a ser professor em um determinado contexto” para “momento em que os participantes aprenderam a ensinar e a ser professor em um determinado contexto”, pois foi possível relacionar ações dos professores nas suas práticas pedagógicas à discussão e à reflexão que haviam construídos com os demais participantes.
Abstract En esta investigación, trato dos temas principales: enseñanza de lenguas adicionales en línea y formación de profesores. Estos dos temas serán discutidos basados en datos generados durante la actuación de docencia compartida entre dos profesoras en un curso en línea que se ofrece a estudiantes que harán intercambio en Brasil. Para esto, realizo un estudio cualitativo en que analizo a los diarios escritos conjuntamente por las dos profesoras y a sus interacciones por medio de chats a lo largo de un curso de ocho semanas, así como las acciones adoptadas por ellos en el entorno de aprendizaje virtual del curso. El objetivo principal de este trabajo es, pro medio del análisis de las acciones realizadas por las profesoras, contribuir al debate sobre los eventos de formación construidos localmente por los participantes (PÉREZ GÓMEZ, 1995; NÓVOA, 1995, SCHÖN, 2000; COSTA, 2013) en el contexto de la enseñanza y del aprendizaje en línea. Entendiendo el evento de formación como "un encuentro entre dos o más participantes, cuyo propósito de la interacción entre ellos se refiere a resolver un problema para el aula" (COSTA, 2013, p. 18), recojo una colección de 58 segmentos que considero eventos de formación en el contexto de enseñanza estudiado. Analizo a estos eventos describiendo sus características en relación a quienes participaron de ellos, cómo se organizaron, sobre lo que tratan y si hubo acciones llevadas a cabo por los profesores en el curso que podrían estar relacionadas a la reflexión hecha anteriormente. A partir del análisis de los datos, los temas que se hicieron relevantes por los participantes y generaran eventos de formación se dividieron en seis grupos principales, a saber: el primer contacto con los estudiantes, la comunicación con los estudiantes, la organización del curso, la evaluación de los estudiantes, rutinas pedagógicas, plataforma y herramientas. Los datos analizados muestran que en la modalidad de educación a distancia, hay condiciones para comprobar las acciones llevadas a cabo por los participantes después de los eventos de capacitación. Por lo tanto, este estudio pudo extender el concepto de evento de formación de "momento propicio para aprender a enseñar a ser un maestro en un contexto dado" para "momento en el que los participantes aprendieron a enseñar y a ser profesor en un contexto dado", porque fue posible relacionar las acciones de los profesores en sus prácticas a la discusión y la reflexión que se había construido con los demás participantes.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/114419
Arquivos Descrição Formato
000951621.pdf (2.619Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.