Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrá, Jussara Reispt_BR
dc.contributor.authorSchindler, Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2015-03-21T01:56:48Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/114437pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva contribuir com a ligação entre teoria e prática da avaliação de políticas públicas. Para tanto, busca descrever um mecanismo de avaliação que constitua a base de um processo de aprendizagem em um sistema de políticas públicas. Entende-se por aprendizagem o fenômeno de aproveitamento das informações geradas pelos processos avaliativos de modo a responder às demandas e suportes no sentido de se reorganizar em busca dos objetivos da política pública. A descrição do mecanismo é feita a partir de uma revisão teórica sobre a modelagem de sistemas, o Modelo Lógico, a pesquisa avaliativa e a avaliação de quarta geração. Considera-se que a combinação dessas técnicas torna mais provável o aproveitamento das informações da avaliação, constituindo, desta forma, um mecanismo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo contribuir con la conexión entre teoría y práctica en la evaluación de políticas públicas. Para tanto, busca describir un mecanismo de evaluación que forma la base de un proceso de aprendizaje en un sistema de políticas públicas. Se entiende por aprendizaje el fenómeno de aprovechamiento de las informaciones generadas por los procesos evaluativos de modo a responder a las demandas e suportes en sentido de cambiarse en busca de los objetivos de la política pública. La descripción del mecanismo es hecha a partir de una revisión teórica sobre modelaje de sistemas, Modelo Lógico, pesquisa evaluativa y evaluación de cuarta generación. Se considera que la combinación de estas técnicas favorece el aprovechamiento de las informaciones de la evaluación, constituyendo, de esta forma, un mecanismo de aprendizaje.es
dc.description.abstractThis paper intends to contribute with the connection between theory and practice on public policy evaluation. Thereby, it seeks to describe an evaluation procedure that meets the requirements of a learning process in a public policy system. It defines learning process as the phenomenon of application of information generated by the evaluative process in order to meet the demands and supports towards a self rearrangement in pursuit of public police stated goals. The mechanism description is made after a theoretical revision on modeling, on Logic Model, on evaluative research and fourth generation evaluation. It also considers that the combination of these techniques’ improves the use of evaluative information, constituting, thus, a learning mechanism.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolíticas públicases
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEvaluaciónes
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPesquisa avaliativapt_BR
dc.subjectModelo Lógicoes
dc.subjectPesquisa evaluativaes
dc.subjectEvaluación de cuarta generaciónes
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectLogic modelen
dc.subjectEvaluative researchen
dc.subjectFourth generation evaluationen
dc.titleA avaliação de políticas públicas como processo de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000949305pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples