Repositório Digital

A- A A+

Programa de saneamento básico em assentamento precário : estudo de caso quilombo Cantão das Lombas

.

Programa de saneamento básico em assentamento precário : estudo de caso quilombo Cantão das Lombas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Programa de saneamento básico em assentamento precário : estudo de caso quilombo Cantão das Lombas
Autor Olaerts, Liesbet
Orientador Wartchow, Dieter
Co-orientador Reginato, Pedro Antonio Roehe
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Instituto de Pesquisas Hidráulicas. Curso de Engenharia Ambiental.
Assunto Comunidade Quilombola Cantão das Lombas (Viamão, RS)
Saneamento : assentamento
Saneamento básico
Resumo Este trabalho propõe-se a realizar uma reflexão construtiva das ações de saneamento básico e melhorias sanitárias e domiciliares implementadas no quilombo Cantão das Lombas, analisando os procedimentos e as estratégias utilizadas na prática pelas equipes envolvidas. Para tanto foi realizado uma análise integrada da situação do quilombo, em seus aspectos socioeconômicos e de saneamento básico. O diagnóstico buscou abranger um conjunto amplo de indicadores sociais, econômicos e sanitários, classificados em cinco blocos temáticos: caracterização ambiental; educação; renda; saúde; e saneamento básico. O levantamento da situação socioeconômica e sanitária foi obtido através do acompanhamento da atuação da equipe da Funasa e por meio de entrevistas realizadas com pessoas de instituições atuantes no quilombo e com a população da comunidade. Também foi realizado o diagnóstico da qualidade da água para uma adequada descrição do estado de saneamento básico. Conforme verificado, o saneamento básico desempenha uma nítida interface com a situação de saúde e com as condições de vida da população e, nesse contexto, o sistema de abastecimento de água, juntamente com as melhorias sanitárias e habitacionais, reforçadas com ação educativa, se insere em um quadro de combate à situação insalubre em que vive a população. Foi constatado a importância de integração/cooperação entre as instituições e beneficiários e a adaptação do programa de saneamento básico à realidade física-social. Também foi verificado a necessidade de adequação do sistema de tratamento de água, assim como a necessidade de avançar na estrutura institucional, tendo a municipalidade de Viamão e a comunidade papeis decisivos na gestão.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/114540
Arquivos Descrição Formato
000936259.pdf (4.607Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.