Repositório Digital

A- A A+

Simulação numérica de uma câmara de pós-combustão

.

Simulação numérica de uma câmara de pós-combustão

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Simulação numérica de uma câmara de pós-combustão
Autor Arnold, Igor Bueno
Orientador Muniz, Andre Rodrigues
Co-orientador Porciúncula, Cleiton Bittencourt da
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Pesquisas Hidráulicas. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Ambiental.
Assunto Fluidodinâmica computacional
Incineração : Resíduos
Resíduos sólidos
Resumo A incineração é uma alternativa de tratamento para os resíduos sólidos, em especial àqueles que apresentam riscos biológicos e químicos. Porém a ela existe uma preocupação associada que é a poluição gerada pelas emissões atmosféricas, que podem ser minimizadas através da otimização dos equipamentos responsáveis pela queima, buscando uma combustão completa de tal forma que esta elimine compostos tóxicos aos ecossistemas. A fluidodinâmica computacional é uma ferramenta cada vez mais usada na engenharia para o projeto, análise e aperfeiçoamento de equipamentos industriais, permitindo a previsão do comportamento do processo mesmo previamente à construção do equipamento. O objetivo deste trabalho foi analisar o desempenho de uma câmara de pós-combustão a ser utilizada no polimento da queima de um gás gerado a partir da incineração de resíduos de saúde, através de simulações empregando o software ANSYS CFX® 13.0. O gás, contendo componentes típicos de correntes provenientes de um incinerador é admitido na câmara sob uma temperatura de 950°C e o comburente, ar atmosférico, a 25°C. O desempenho da câmara foi avaliado pela distribuição espacial da temperatura e das concentrações de metano e monóxido de carbono; foram observadas taxas de conversão de 99,99% para estes componentes. Temperaturas ideais para a condução do processo foram observadas, e a simulação permitiu que alterações no projeto da câmara fossem propostas. Estes resultados demonstraram que a simulação do escoamento reativo na câmara de pós-combustão via fluidodinâmica computacional é uma ferramenta de grande utilidade na análise do desempenho deste tipo de equipamento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/114590
Arquivos Descrição Formato
000954687.pdf (1.937Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.