Repositório Digital

A- A A+

A ressignificacão do espaço teatral por professores inventores : uma fantasmagoria na realidade da educação pública

.

A ressignificacão do espaço teatral por professores inventores : uma fantasmagoria na realidade da educação pública

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A ressignificacão do espaço teatral por professores inventores : uma fantasmagoria na realidade da educação pública
Autor Wolf, Letícia Caroline
Orientador Silveira Júnior, Mesac Roberto
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Assunto Artistas professores
Espaço escolar
Teatro : Educação
[es] Espacio de la escuela
[es] Maestro-artista
[es] Teatro-educación
Resumo Esta pesquisa se refere à falta de espaço físico adequado para as aulas de teatro nas escolas públicas de Porto Alegre e às soluções criativas encontradas por duas professoras-artistas frente a essa problemática. O que inventam essas professoras que superam os desafios da própria profissão de educadoras somados à falta de estrutura coerente com a área da educação teatral? Como ressignificar o 'espaço ideal negado' em processos de ensino-aprendizagem, em produções e experiências significativas e geradoras de fruição artística? Essas questões são abordadas e analisadas a partir de um breve levantamento histórico do espaço teatral no decorrer do tempo que fundamenta o teatro tanto como edifício cênico quanto como forma. Os espaços escolares, assim, são relativizados por suas impossibilidades e possibilidades, considerados como espaços físicos e como espaços metaforizados.
Resumen Esta investigación se refiere a la falta de espacio físico adecuado para las clases de teatro en las escuelas públicas de Porto Alegre y a las soluciones creativas fundadas por dos maestras-artistas contra esta problemática. ¿Qué inventan estas maestras que superan los desafíos de la propia profesión de educadoras añadidos a la falta de estructura coherente con el área de la educación teatral? ¿Cómo replantear el "espacio ideal negado" en la enseñanza-aprendizaje de los procesos de la producción y la generación de experiencias significativas y disfrute artístico? Estas cuestiones se abordan y analizan desde una breve reseña histórica del espacio teatral con el tiempo que es la base para reflejar el teatro como un edificio escénico y como una forma. Por lo tanto, los espacios escolares se relativizan por sus posibilidades e imposibilidades, considerados como espacios físicos y como espacios metaforizados.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/114591
Arquivos Descrição Formato
000952794.pdf (1.167Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.