Repositório Digital

A- A A+

Produção mais limpa: uma análise de seus métodos e formas de implementação

.

Produção mais limpa: uma análise de seus métodos e formas de implementação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Produção mais limpa: uma análise de seus métodos e formas de implementação
Autor Magnago, Priscila Flores
Orientador Gehling, Gino Roberto
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Pesquisas Hidráulicas. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Ambiental.
Assunto Produção mais limpa
Sustentabilidade
Resumo A Produção mais Limpa (P+L) surgiu como uma ferramenta de gestão estratégica que visa o aumento da eficiência produtiva e a redução dos riscos para o homem e para o meio ambiente. Entretanto, a sua aplicação junto à rotina das empresas ainda é um desafio tendo em vista as barreiras financeiras, técnicas e gerenciais assim como a falta de incentivos econômicos e políticos. Este trabalho teve como objetivo principal desenvolver um guia prático de implementação da P+L voltado para as empresas nacionais. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura que buscou verificar os avanços desta temática a nível nacional e internacional, além de apresentar alguns conceitos envolvidos com a mesma. A revisão constatou uma relação do tema com a situação econômica mundial e o progresso da China no desenvolvimento de pesquisas nesta área. A combinação dos métodos de aplicação da P+L com ferramentas de qualidade e de gestão de projetos mostrou-se uma tendência. Adicionalmente, para ter um subsídio prático à criação do guia e entender melhor os desafios práticos envolvidos, uma pesquisa pelo método survey com a aplicação de um questionário foi realizada junto às empresas nacionais. Os resultados mostraram que para as empresas que já aplicaram esta técnica, a priorização no aumento da produção e a demanda de tempo e de dinheiro com treinamentos é uma das principais dificuldades. Já para as empresas que nunca implementaram a P+L, questões como a falta de conhecimento do tema e a falta de uma equipe preparada para conduzir os projetos são as principais barreiras. Logo, a pesquisa reforçou a necessidade de materiais que divulguem a temática e facilitem a condução dos projetos. Neste sentido, o guia prático foi desenvolvido buscando criar uma sistemática padronizada de condução dos projetos e aliar técnicas consagradas de aplicação da P+L com novas metodologias de gestão como o uso de indicadores, o estabelecimento de metas e o uso de ferramentas financeiras.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/114599
Arquivos Descrição Formato
000929148.pdf (1.959Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.