Repositório Digital

A- A A+

Tecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aula

.

Tecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aula

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aula
Autor Tricot, Ângela Desimon
Orientador Santos, Vera Lucia Bertoni dos
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Assunto Conhecimento
Dicionário
Teatro : Escola
Resumo O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa acerca da aquisição de saberes teatrais por estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Porto Alegre (RS). Para investigar os saberes prévios dos estudantes desenvolveram-se “sondagens lúdicas” a partir de propostas disparadoras de discussões e ações. Na sequência do trabalho, realizado com base na improvisação teatral (Spolin), surge uma metodologia de ensino e aprendizagem, na qual as improvisações são registradas em vídeo, visualizadas e debatidas pelos alunos, que reconhecem os conceitos teatrais em si e nas imagens das suas próprias ações; e os vídeos são editados e acrescidos de legendas representativas dos conceitos, vindo a constituir “vídeos verbetes”, que compõem o “dicionário vivo de teatro”, assim chamado pelo caráter prático e reflexivo dos conhecimentos construídos pelos estudantes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/114611
Arquivos Descrição Formato
000952969.pdf (1.737Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.