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Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricas

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Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricas

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Título Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricas
Outro título Transmission of childrearing practices between generations : empirical evidence
Autor Marin, Angela Helena
Martins, Gabriela Dal Forno
Freitas, Ana Paula Corrêa de Oliveira
Silva, Isabela Machado da
Lopes, Rita de Cassia Sobreira
Piccinini, Cesar Augusto
Resumo O estudo investigou a transmissão intergeracional das práticas educativas parentais em 30 mães e 22 pais, cujo primeiro filho tinha 3 anos. Os participantes responderam a entrevistas sobre as práticas educativas recebidas dos genitores e as utilizadas com o filho. Análises quantitativa e de conteúdo foram realizadas, categorizando-se as práticas em indutivas, coercitivas e não interferência. Os resultados indicaram tanto a manutenção das práticas recebidas, sejam elas indutivas, coercitivas ou de não interferência, como mudanças no tipo de prática utilizada devido a características do casal e da criança. Discute-se que as práticas educativas envolvem um processo dinâmico entre pais e filhos, sendo a transmissão intergeracional não linear e influenciada por fatores que não apenas a reprodução de padrões aprendidos.
Abstract This study investigated the transmission between generations of childrearing practices of 30 mothers and 22 fathers, whose first child was 3 years old. Participants were interviewed about childrearing practices they had themselves received from their parents and those they used with their children. Quantitative and content analyses were realized with childrearing practices categorized as inductive, coercive and non-interfering. Results showed continuity of received practices, whether they were inductive, coercive or non-interfering, as well as changes in the used practices due to characteristics of the couple or the child. Childrearing practices seem to comprise a dynamic process between parents and children, with a nonlinear transmission between generations, and affected by factors other than reproduction of learned patterns.
Contido em Psicologia : teoria e pesquisa. Vol. 29, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 123-132.
Assunto Crianças
Desenvolvimento infantil
Práticas de criação infantil
Relações familiares
Relações pais-criança
[en] Childrearing practices
[en] Family relations
[en] Intergenerational patterns
[en] Parent-child relations
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/114635
Arquivos Descrição Formato
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