Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMarin, Angela Helenapt_BR
dc.contributor.authorMartins, Gabriela Dal Fornopt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Ana Paula Corrêa de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Isabela Machado dapt_BR
dc.contributor.authorLopes, Rita de Cassia Sobreirapt_BR
dc.contributor.authorPiccinini, Cesar Augustopt_BR
dc.date.accessioned2015-03-31T01:59:02Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0102-3772pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/114635pt_BR
dc.description.abstractO estudo investigou a transmissão intergeracional das práticas educativas parentais em 30 mães e 22 pais, cujo primeiro filho tinha 3 anos. Os participantes responderam a entrevistas sobre as práticas educativas recebidas dos genitores e as utilizadas com o filho. Análises quantitativa e de conteúdo foram realizadas, categorizando-se as práticas em indutivas, coercitivas e não interferência. Os resultados indicaram tanto a manutenção das práticas recebidas, sejam elas indutivas, coercitivas ou de não interferência, como mudanças no tipo de prática utilizada devido a características do casal e da criança. Discute-se que as práticas educativas envolvem um processo dinâmico entre pais e filhos, sendo a transmissão intergeracional não linear e influenciada por fatores que não apenas a reprodução de padrões aprendidos.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigated the transmission between generations of childrearing practices of 30 mothers and 22 fathers, whose first child was 3 years old. Participants were interviewed about childrearing practices they had themselves received from their parents and those they used with their children. Quantitative and content analyses were realized with childrearing practices categorized as inductive, coercive and non-interfering. Results showed continuity of received practices, whether they were inductive, coercive or non-interfering, as well as changes in the used practices due to characteristics of the couple or the child. Childrearing practices seem to comprise a dynamic process between parents and children, with a nonlinear transmission between generations, and affected by factors other than reproduction of learned patterns.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : teoria e pesquisa. Vol. 29, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 123-132.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPráticas de criação infantilpt_BR
dc.subjectChildrearing practicesen
dc.subjectIntergenerational patternsen
dc.subjectRelações familiarespt_BR
dc.subjectFamily relationsen
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectRelações pais-criançapt_BR
dc.subjectParent-child relationsen
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleTransmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricaspt_BR
dc.title.alternativeTransmission of childrearing practices between generations : empirical evidenceen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000938883pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples