Repositório Digital

A- A A+

A obra pianística de Marisa Resende : processo de construção da performance através da interação entre intérprete e compositora

.

A obra pianística de Marisa Resende : processo de construção da performance através da interação entre intérprete e compositora

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A obra pianística de Marisa Resende : processo de construção da performance através da interação entre intérprete e compositora
Autor Silva, Dario Rodrigues
Orientador Domenici, Catarina Leite
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Compositores
Intérprete
Musica contemporanea : Brasil
Rezende, Marisa
[en] Brazilian contemporary music
[en] Interaction between composer and interpreter
[en] Music for piano
Resumo O trabalho investiga o processo de construção das performances das obras para piano solo da compositora carioca Marisa Rezende (1944), considerando a interação entre intérprete e compositora. Até o momento, a obra pianística de Marisa Rezende é constituída pelas obras Ressonâncias (1983), Contrastes (2001) e Miragem (2011). Através da documentação de seu processo de construção da performance das obras, das mensagens eletrônicas trocadas com Marisa Rezende, e do material documentado em áudio e vídeo proveniente do trabalho presencial realizado com a compositora, o autor avalia o impacto que essa interação ocasionou em suas decisões interpretativas.
Abstract This work investigates the process of creating an interpretation of the works for solo piano by Brazilian composer Marisa Rezende (Rio de Janeiro, 1944). At the present time, Rezende’s works for solo piano comprise Ressonâncias (1983), Contrastes (2001), and Miragem (2011). This investigation considers the contributions of the interaction between the performer and the composer. By documenting the process of creating an interpretation for these works prior to working jointly with the composer, and the interactions with Rezende through electronic messages and an audio/video recording of a working session with the composer, the author assesses the impact of those interactions on his interpretative decisions.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/114679
Arquivos Descrição Formato
000955361.pdf (14.19Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.