Repositório Digital

A- A A+

Aprendizagem e hiperdocumento : a vinculação entre a linguagem hipertextual e a construção de sistemas conceituais

.

Aprendizagem e hiperdocumento : a vinculação entre a linguagem hipertextual e a construção de sistemas conceituais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Aprendizagem e hiperdocumento : a vinculação entre a linguagem hipertextual e a construção de sistemas conceituais
Autor Lacerda, Rosália Procasko
Orientador Fagundes, Léa da Cruz
Co-orientador Lima, Jose Valdeni de
Data 2013
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Epistemologia genética
Hipertexto
Linguagem
Mapa conceitual
[en] Applied linguistics
[en] Concept maps
[en] Genetic epistemology
[en] Hyperdocument
[en] Hypertext
[en] Learning projects
Resumo Este estudo busca investigar como os sujeitos, durante os projetos de aprendizagem, organizam e reestruturam suas ideias no registro em hiperdocumento. Esta proposta integrou a elaboração de mapas conceituais à construção de hiperdocumentos (wikis) por um grupo de alunos, na faixa etária entre 10 e 12 anos de escola pública. Com base na Epistemologia Genética de Jean Piaget, bem como com o suporte da Línguística Aplicada, este trabalho investigou como os sujeitos representaram as relações, as coordenações e as inferências realizadas quando registraram suas descobertas por meio de linguagem hipertextual. A pesquisa constituiu-se como um estudo de caso cujas unidades de análise pretenderam explicar as transformações nos registros dos alunos a partir da intervenção da pesquisadora e das diferentes versões dos mapas conceituais. As fontes de investigação para a pesquisa foram os hiperdocumentos produzidos; o histórico das transformações realizadas nos registros; as intervenções da pesquisadora bem como dos professores orientadores das pesquisas; os encontros presenciais de orientação aos projetos de aprendizagem; a análise qualitativa e quantitativa, bem como algumas entrevistas clínicas realizadas pela pesquisadora. Os resultados sugerem um desenvolvimento no registro hipertextual dos alunos, a partir da intervenção e das diferentes versões do mapa conceitual, evidenciando a passagem de um hiperdocumento em formato linear com o predomínio de links navegacionais para um documento cujos links expressam coordenações inferenciais do sujeito e relacionam diferentes wikis por meio de conceitos comuns.
Abstract This study aims to investigate how students organize and restructure their ideas during learning projects when registering them in a hyperdocument. The proposal integrated the organization of concept maps to the construction of hyperdocuments (wikis) by a group of students from a public school whose ages ranged between 10 and 12 years old. Based on the Genetic Epistemology of Jean Piaget and the support of Applied Linguistics, the study investigated how students represented the relations, coordinations, and inferences established when registering their findings by means of hypertextual language. The research consists of a case study whose units of analysis intend to explain the transformations in students’ registers from the researcher’s interventions and different versions of the concept maps. Sources used for the investigation consisted of hyperdocuments produced by the students; history of the transformations carried out in the registers; interventions made both by the researcher and teachers guiding students on their researches; face to face meetings to tutor and guide the learning projects; qualitative and quantitative analysis, and also a few clinical interviews carried out by the researcher. The results suggest some development in students’ hypertextual register, from the intervention and different versions of the concept map, as evidence of moving from a hyperdocument in a linear form where navigational links predominate to a document whose links express the subject’s inferential coordinations and relate different wikis through common concepts.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/114758
Arquivos Descrição Formato
000954609.pdf (9.770Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.