Repositório Digital

A- A A+

A nomadologia do departamento de atenção básica do ministério da saúde

.

A nomadologia do departamento de atenção básica do ministério da saúde

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A nomadologia do departamento de atenção básica do ministério da saúde
Autor Moraes, Élida Maria Rodrigues de
Orientador Lobato, Carolina Pereira
Co-orientador Gomes, Margareth Cristina de Almeida
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Saúde Coletiva e Educação na Saúde.
Assunto Atenção primária à saúde
Resumo O presente trabalho retrata a experiência de formação em serviço a partir da elaboração de uma Nomadologia da Especialização em Saúde Coletiva e Educação na Saúde vinculada a Universidade Federal do rio Grande do Sul e ao Departamento de Atenção Básica(DAB) do Ministério da Saúde. O tema desta análise foi eleito devido as inúmeras concepções do que vem a ser um “trabalhador em formação” inseridos no seio da Gestão Federal. Ensejei um registro micropolítico com a perspectiva de apalpar as linhas de fuga emergentes dos processos de trabalho atrelados ao campo da educação e em consonância aos princípios e diretrizes do SUS. A metodologia cartográfica balizou o que chamei de ensaio cartográfico, tal traçado micropolítico foi guiado pelo agenciamento do conceito intercessor de Máquina de Guerra ao Pensamento Nômade de Deleuze&Guattari, os quais delinearam uma Nomadologia do DAB por meio da eleição de dois axiomas, a saber: “trabalhador em formação” e “trabalho no subsolo” que funcionaram como holofotes das marcas das linhas de fuga dos processos subjetivos e das relações de forças típicas das instituições.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/114760
Arquivos Descrição Formato
000954618.pdf (1.801Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.