Repositório Digital

A- A A+

Protocolos da atenção básica : uma tecnologia para fortalecimento do trabalho interdisciplinar e multiprofissional

.

Protocolos da atenção básica : uma tecnologia para fortalecimento do trabalho interdisciplinar e multiprofissional

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Protocolos da atenção básica : uma tecnologia para fortalecimento do trabalho interdisciplinar e multiprofissional
Autor Rodrigues, Leandro Farias
Orientador Gomes, Margareth Cristina de Almeida
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Saúde Coletiva e Educação na Saúde.
Assunto Atenção primária à saúde
Interdisciplinaridade
Trabalho
Resumo O presente trabalho versa sobre o processo de construção de protocolos multiprofissionais voltados para a Atenção Básica. O ponto de partida das discussões aqui empreendidas foi a tramitação do Projeto de lei nº 268 de Julho de 2002 (nº 7.703/06 na Câmara dos Deputados), que “dispõe sobre o exercício da Medicina”, as consequências que este traria para as práticas de outras categorias profissionais e os vetos à lei. Neste trabalho, os protocolos foram tomados como tecnologias de gestão do cuidado que permitem que todos os profissionais possam exercer o atendimento nos serviços de saúde e tomem decisões clinicas baseadas em conhecimentos e fontes que resguardem juridicamente suas práticas. O objetivo principal desse estudo foi analisar o processo de construção dos “Protocolos da Atenção Básica” pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde, Instituto de Ensino e Pesquisa e (I-EP) do Hospital Sírio-Libanês (HSL). Para este propósito foi utilizada a metodologia qualitativa através do método de observação participante por meio do qual, mediante as ações e opiniões reveladas pelos atores durante as oficinas de construção de protocolos, foi possível identificar a problematização de dois temas emergentes: a noção de apoio matricial e as múltiplas compreensões dos termos inter, multi e transdisciplinaridade. Assim, apreendemos que os protocolos foram previstos para promover a qualificação do cuidado, amparando o exercício profissional dos trabalhadores que atuam no locus da Atenção Básica, por estímulo ao trabalho interdisciplinar e multiprofissional no alcance da integralidade em saúde.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/114765
Arquivos Descrição Formato
000954650.pdf (957.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.