Repositório Digital

A- A A+

“Em obras” : uma história sobre o programa de requalificação de unidades básicas de saúde

.

“Em obras” : uma história sobre o programa de requalificação de unidades básicas de saúde

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título “Em obras” : uma história sobre o programa de requalificação de unidades básicas de saúde
Autor Lora, Vanessa
Orientador Silva, Jeane Félix da
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Saúde Coletiva e Educação na Saúde.
Assunto Atenção primária à saúde
Abstract A presente monografia contempla o Trabalho de Conclusão de Curso correspondente à Especialização em Saúde Coletiva e Educação na Saúde, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este trabalho teve por objetivo contar uma história acerca de como surgiu o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde – Requalifica UBS. Trata-se de um estudo feito a partir da análise de documentos referentes ao Requalifica UBS e da observação participante no ambiente de trabalho como campo de formação. As Portarias que implantam e redefinem os componentes do programa serviram de documentos para análise descritiva no trabalho. Ademais, os relatos selecionados para serem apresentados durante a IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família compuseram o diálogo com o Programa Requalifica UBS que foi feito a partir da ótica da importância de uma boa infraestrutura e ambiência das UBS nos processos de trabalho que contribuem para o sucesso e avanço da Atenção Básica. A estratégia metodológica de observação participante foi utilizada para contar a minha visão do Programa, a partir das vivências que tive como especializanda do Departamento de Atenção Básica, sendo que para isso, recorri aos meus escritos registrados no diário de campo, bem como das conversas que tive com os colegas do Grupo Técnico de Gerenciamento de Projetos (GTEP). Ao final do processo de escrita deste trabalho, observo que a criação do Programa Requalifica UBS, que repassa recurso para os municípios construírem, reformarem ou ampliarem suas UBS, possibilita a melhoria e a (re)qualificação de sua estrutura, readequando e ambientando os espaços e potencializando os processos de trabalho, promovendo mais saúde para a população em questão, além da satisfação dos profissionais no desempenho de seu trabalho.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/114770
Arquivos Descrição Formato
000954691.pdf (677.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.