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Reflexões sobre sexualidade, corpo e poder no ambiente escolar a partir do Programa Saúde na Escola

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Reflexões sobre sexualidade, corpo e poder no ambiente escolar a partir do Programa Saúde na Escola

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Título Reflexões sobre sexualidade, corpo e poder no ambiente escolar a partir do Programa Saúde na Escola
Outro título Reflections on sexuality, body and power in the school environment from the school health program
Autor Costa, Janaína Calu
Orientador Biato, Emília Carvalho Leitão
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Saúde Coletiva e Educação na Saúde.
Assunto Programa Saúde na Escola.
Sexualidade
[en] School health program
[en] Sexuality
[en] Social control
Resumo O Programa Saúde na Escola tem como objetivo contribuir para o fortalecimento de ações de programas e projetos compartilhados entre saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades. Em articulação com o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, dentre outros objetivos, procura promover a incorporação de ações derivadas do debate da sexualidade (diversidades, gênero, prevenção de DST/Aids) ao cotidiano das escolas públicas. Esses temas ocupam um lugar importante na construção de diferentes formas de percepção sobre os corpos dos adolescentes e jovens, das relações de poder, de autonomia; são fundamentais para a construção da igualdade de gênero e para a formação de pessoas saudáveis e responsáveis. A partir do histórico de promoção da saúde nas escolas e da articulação de conceitos-chaves como sexualidade, corpo, poder, promoção da saúde e educação, pretende-se promover uma reflexão sobre as maneiras como a temática da sexualidade permeia as práticas educativas escolares e os mecanismos de controle social. A inclusão da sexualidade enquanto tema contemplado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais é indício da inserção deste assunto no currículo e no espaço escolar. Essa proposta evidencia o interesse do Estado pela sexualidade da população. Passa a ser de responsabilidade também da escola – e não mais apenas da família – o desenvolvimento de uma ação educativa que promova a saúde das crianças e dos adolescentes. Ao mesmo tempo, desenvolve-se uma forma de monitoramento e controle do comportamento relativo à sexualidade dos educandos. Reconhecer a importância histórica dos processos de inserção do tema no ambiente escolar é refletir sobre a evolução de toda sociedade, pois trata-se de um dispositivo relacionado diretamente com os processos históricos, mantendo vivas as possibilidades de resistência e transgressão, inclusive.
Abstract The School Health Program aims to contribute to the strengthening of programs and actions shared between health and education, to cope with vulnerabilities projects. In conjunction with the Health and Prevention in Schools project, among other objectives, seeks to promote the incorporation of actions derived from discussion of sexuality (diversity, gender, STD / SIDA) to the everyday public schools. These issues play an important role in the construction of different perceptions on the bodies of adolescents and youth, power relations, autonomy; are fundamental to the construction of gender and the formation of healthy and responsible people. From the history of health promotion in schools and articulation of key concepts such as sexuality, body, power, health promotion and education, is intended to promote reflection on the ways in which the issue of sexuality pervades educational practices in schools and mechanisms of social control. The inclusion of sexuality as a subject covered by the National Curriculum Parameters is evidence of insertion of this subject in the curriculum and in school. This proposal demonstrates the State's interest in sexuality of the population. Shall also be the responsibility of the school - and not just family - the development of an educational activity that promotes the health of children and adolescents. At the same time, it develops a way of monitoring and controlling the behavior of the students on sexuality. Recognize the historical importance of the processes of insertion of the subject in the school environment is a reflection on the evolution of the whole society, because it is a directly related to the historical processes device, keeping alive the possibilities of resistance and transgression, inclusive.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/114781
Arquivos Descrição Formato
000954347.pdf (757.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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