Repositório Digital

A- A A+

Programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade : o planejamento como estratégia de gestão

.

Programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade : o planejamento como estratégia de gestão

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade : o planejamento como estratégia de gestão
Autor Teixeira, Renata Pella
Orientador Félix, Jeane
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Saúde Coletiva e Educação na Saúde.
Assunto Gestão
Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.
Resumo Este trabalho de conclusão de curso tem como tema o planejamento como estratégia de gestão para as equipes de Atenção Básica. Ele objetiva descrever o componente Planejamento das equipes de AB no instrumento de avaliação externa do PMAQ, no primeiro e segundo ciclos do programa, visando refletir sobre as noções de planejamento que estão sendo ali atribuídas. As estratégias metodológicas para produção do material empírico deste trabalho foram: a análise documental do instrumento de avaliação externa do PMAQ e as narrativas autobiográficas, com a utilização de relatos de experiências que tive durante minha atuação junto ao PMAQ. Utilizei-me de tais estratégias metodológicas para alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa. O referencial teórico utilizado para produzir as análises se baseiam no estudo de Teixeira e Jesus (2010), que indicam que, no campo do planejamento em saúde, no Brasil, são identificadas hoje, quatro vertentes, todas, de certo modo, contribuem na reflexão crítica acerca dos aspectos políticos do processo de planejamento, programação e gestão do trabalho na área de saúde. No componente planejamento do instrumento de Avaliação Externa observa-se que tanto no primeiro quanto no segundo ciclo existem algumas questão que estão alicerçadas nas quatro vertentes. Alguns resultados desta pesquisa indicam que: no instrumento de Avaliação Externa do PMAQ, o planejamento está presente como um componente/bloco de questões que são feitas as equipes de AB; A incorporação da reunião de equipe, no segundo ciclo do programa, como parte do componente planejamento como um espaço estratégico para o planejamento, possibilitando às equipes um espaço institucionalizado para organizar suas ações.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/114792
Arquivos Descrição Formato
000954238.pdf (452.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.