Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRego, Nelsonpt_BR
dc.contributor.authorZulpo, Dilse Picolottopt_BR
dc.date.accessioned2015-04-03T01:59:51Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/114822pt_BR
dc.description.abstractEste estudo apresenta uma reflexão acerca da formação do docente em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Para responder a esse propósito foram aplicados questionários aos alunos concluintes do curso de Geografia do segundo semestre de 2014. O objetivo deste estudo consistiu em analisar os elementos presentes no processo de formação dos futuros professores de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), discutindo o perfil do professor de Geografia que os cursos de Licenciatura estão formando; demonstrando a existência de problemas comuns presentes na formação desses professores e as dificuldades que os alunos formandos enfrentaram durante os estágios. Foi aplicado um questionário aos alunos formandos, sendo que nessa pesquisa de caráter qualitativo, não há preocupação em caracterizar a amostra como, numericamente, bastante significativa da população-alvo, no entanto, foi estabelecido um critério de escolha da amostra. Posteriormente para fins de organização, as análises das respostas do questionário dadas pelos alunos formandos foram feitas para cada uma das perguntas aplicadas e agrupadas por ideias similares. Ao final evidencia-se que a formação de professores é uma prática e uma ação muito desafiadora e complexa.pt_BR
dc.description.abstractThis study presents a reflection regarding the formation of the geography professor from the Federal University of Rio Grande do Sul. To answer these objectives it was applied questionnaires to the graduating students of the second half 2014 geography course. The objective of this study was to analyze the elements present in the formation process of future teachers in geography of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), discussing the Geography teacher profile that degree courses are forming; demonstrating the existence of common problems in the training of these teachers and the difficulties that graduating students faces during the internships. A questionnaire was given to senior students, as this is a qualitative research, there is no concern in characterizing the sample as numerically very significant considering the target population, however it is recommended to establish some criteria for choosing the sample. Concerning organization, analysis of questionnaire responses by senior students were made for each of the applied questions and grouped by similar ideas. At the end it is clear that professor formation is a very challenging and complex practice and action.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMotivationsen
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectProfessional expectationsen
dc.subjectDegree in Geographyen
dc.subjectTeaching and internshipen
dc.titleFormação do geógrafo uma análise da formação do docente de geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000955465pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples