Repositório Digital

A- A A+

Análise da variabilidade da precipitação e da estiagem no município de Erechim e Região Norte do Rio Grande do Sul

.

Análise da variabilidade da precipitação e da estiagem no município de Erechim e Região Norte do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise da variabilidade da precipitação e da estiagem no município de Erechim e Região Norte do Rio Grande do Sul
Autor Ferreira, Marcia Garcia
Orientador Aquino, Francisco Eliseu
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Bacharelado.
Assunto Cisternas
Erechim (RS)
Estiagem
Mudanças climáticas
Rio Grande do Sul
Resumo O Rio Grande do Sul (RS) tem registrado frequentes ocorrências de extremos climáticos, como enchentes, inundações e estiagens. Esses fenômenos afetam, não apenas a economia da região, como a do Estado em vários segmentos, seja na produção agrícola, base econômica do RS, seja no abastecimento da população. Estudos sobre a variabilidade climática buscam entender a dinâmica dos mesmos bem como sua ocorrência. Este trabalho tem como principal objetivo investigar as causas da ocorrência de estiagem no município de Erechim e na região Norte do RS. A precipitação pluviométrica anual da região Norte é a maior registrada no RS, com valores entre 1600 e 1800 mm no período entre 1975-2004 e chegando a 2000 mm em 2011, com maior desvio registrado nas estações transição (primavera e outono). Estudos recentes apontam o avanço da estiagem por todas as regiões do Estado, a análise feita com dados entre os períodos de 1981-1990, 1991-2000, 2001-2010, e 1981-2011, comprovam a evolução desse fenômeno. Para atenuar os efeitos causados pelo déficit hídrico do município de Erechim e região foi necessária a implantação de cisternas para o abastecimento da população. Os métodos utilizados para a realização desse trabalho são de análise dos índices pluviométricos anuais e mensais do RS, dados da população rural do município de Erechim e mapas da evolução da estiagem no RS onde foi possível comparar os índices pluviométricos e a ocorrência e evolução da estiagem. Também se observou que o fenômeno ENOS é um dos responsáveis pela variabilidade climática observada no RS. Com base nos dados apresentados no trabalho é possível afirmar que a estiagem que atinge o município de Erechim e a região Norte é provavelmente em decorrência de desiquilíbrio climático e não causada por déficit de precipitação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/114836
Arquivos Descrição Formato
000955659.pdf (1.897Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.