Repositório Digital

A- A A+

Entre safe fonts e webfonts : um retrato das dinâmicas do aspecto tipográfico nos principais sites de notícias brasileiros

.

Entre safe fonts e webfonts : um retrato das dinâmicas do aspecto tipográfico nos principais sites de notícias brasileiros

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Entre safe fonts e webfonts : um retrato das dinâmicas do aspecto tipográfico nos principais sites de notícias brasileiros
Outro título Between safe fonts and webfonts : a portrait of dynamics of typefaces in main news brazilian websites
Autor Silva, Dennis Messa da
Orientador Fragoso, Suely Dadalti
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Assunto Design da informação
Design gráfico
Interface gráfica
Tipografia
[en] Design of interfaces
[en] Safe fonts
[en] Typography
[en] WebFonts
Resumo Por muitos anos os designers resignaram-se em utilizar poucas fontes – as chamadas Safe Fonts – para compor os seus layouts para a web. A partir do momento em que as barreiras técnicas e jurídicas para o uso e aplicação de diferentes arquivos tipográficos na web foram rompidas, em 2009 e 2010, iniciou-se uma nova era para a composição com tipos. Fundidoras digitais disponibilizaram suas fontes para comercialização e os designers web ganharam mais opções para efetuar a composição tipográfica de seus trabalhos. Nos últimos anos, os órgãos que regulamentam o uso de técnicas para a construção da aparência das páginas web especificaram uma série de recursos que possibilitam não só o uso de distintos arquivos de tipos digitais como também ferramentas que permitem ajustes tipográficos precisos e semelhantes aos aplicados na indústria da impressão. Nesse contexto, este trabalho busca identificar o que estas atualizações dos recursos que potencializam qualidades visuais na web implicaram às páginas de notícias brasileiras concebidas desde então. Em um primeiro momento, essa dissertação efetua um levantamento histórico sobre as primeiras fontes, formatos e fundições digitais – na intenção de compreender os diferentes aspectos da tipografia da web. A seguir, se observa especificamente a tipografia na web ao apontar os antigos e atuais métodos de inserção de arquivos tipográficos. Por fim, através de uma análise das últimas atualizações dos layouts dos portais UOL e Terra, além dos jornais on-line O Globo, Folha de S.Paulo, Estadão e Zero Hora, o trabalho traça um retrato das composições tipográficas dos principais sites de notícias brasileiros. Essas aferições oferecem subsídios para se discutir as mudanças do aspecto tipográfico ocorridas nos principais sites de notícias brasileiros – suas dinâmicas, que decorrem das novas ferramentas de edição da aparência tipográfica. A investigação identificou que os novos recursos contribuem para oferecer novos ativos financeiros aos designers de tipos, bem como a possibilidade de aumentar a qualidade visual do trabalho dos designers da web. Entretanto, as interfaces analisadas que utilizam WebFonts demonstraram ausência de mecanismos de proteção ao download ilegal dos arquivos tipográficos, isso fragiliza o patrimônio das fundições. Contudo, essa pesquisa reforça o ponto de vista de que se vive uma fase efervescente tanto para o design de tipos como para o design com tipos na web.
Abstract For many years designers resigned themselves to use few typefaces – calls Safe Fonts – to make their layouts for the web. From the moment the technical and legal barriers for use and application of different typographic files on web were broken, in 2010, began a new era for the composition with types. Digital foundries published their fonts for the market and the web designers gained more options to make the composition of his works. In recent years, the organizations that regulate the use of techniques for building the appearance of web pages specified a number of features that not only allow the use of different files of typefaces as well tools that allow accurate and precise typographic adjustments similar to those applied in the printing industry. In this context, this work seeks to identify what these updates of features that enhance visual qualities on web implied to Brazilian news pages designed since then. At first, this dissertation performs a historical survey on the primary typefaces, formats and digital foundries – in an attempt to understand the different aspects of web typography. The following are noted specifically the typography on the web to point the former and current input typographical methods. Finally, through an analysis of the latest updates of the layouts of UOL and Terra portals, in addition to the on-line newspapers O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão and Zero Hora, the work builds a panorama of the current typographic compositions of the main sites of Brazilian news. These measurements have been offered subsidies to discuss the changes in the typographical aspects occurred in the main Brazilian news websites – its dynamics, related to changing editing tools of the typographical appearance. This study have shown that the new features contribute to offer new financial assets of the typedesigners, as well as the possibility of increasing the visual quality of the work of web designers. Nevertheless, the interfaces analyzed that using WebFonts demonstrated the absence of protective mechanisms to the illegal downloading of typographic files, which weakens the patrimony of foundries. However, this research reinforces the point of view that we live an effervescent phase both for the type design as to the design with type on the web.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/114958
Arquivos Descrição Formato
000955764.pdf (28.18Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.