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Processo de desenvolvimento de produto em microempresas de vestuário das cidades de Cachoeirinha/RS e Gravataí/RS

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Processo de desenvolvimento de produto em microempresas de vestuário das cidades de Cachoeirinha/RS e Gravataí/RS

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Título Processo de desenvolvimento de produto em microempresas de vestuário das cidades de Cachoeirinha/RS e Gravataí/RS
Autor Lima, Bruna Lummertz
Orientador Cattani, Airton
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Assunto Desenvolvimento de produto
Indústria do vestuário
Microempresa
Moda
[en] Fashion market
[en] Fashion project
[en] Microenterprises
Resumo A pesquisa teve como objetivo caracterizar as necessidades de uma metodologia de projeto de produto em moda aplicável a microempresas em quatro microempresas produtoras de vestuário da região metropolitana de Porto Alegre/ RS. O estudo iniciou- se com a fundamentação teórica, conceituando: produto de moda, mercado de moda no Brasil, organização da produção e proposições de metodologia para projeto de produto de design e moda. Posteriormente, a metodologia de trabalho foi descrita, onde foi proposta uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumentos a entrevista e a observação das atividades desempenhadas no PDP das confecções, que atuam nos municípios de Cachoeirinha e Gravataí. Os sujeitos participantes foram funcionários envolvidos diretamente com o desenvolvimento de produto. Para analisar os dados qualitativos foi utilizada a análise de conteúdo, onde a autora teve a possibilidade decompilar os dados e posteriormente relacionar os dados com metodologia para projeto de Moda de Treptow (2007). Em sequência, as necessidades metodológicas foram apresentadas de forma ilustrativa e textual seguidas das considerações finais.
Abstract The research has the objective to feature the needs of a methodology product design fashion applicable to micro four producing clothing microenterprises in the metropolitan region of Porto Alegre / RS. The study began with the theoretical framework, conceptualizing, fashion products, fashion market in Brazil, organization of production and propositions methodology for product design and fashion design. Subsequently, the methodology country working was described, which was a qualitative research proposal, using as instruments the interview and observation of the activities performed in the PDP of clothing that operate in the towns of Gravataí and Cachoeirinha. Subjects participants were employees directly involved with product development. To analyze the qualitative data content analysis, where the author was able to compile the data and then correlate the data with a methodology to design Fashion Treptow (2007) was used. In sequence, the methodological requirements were presented followed illustrative and textual form the final remarks.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/114959
Arquivos Descrição Formato
000955767.pdf (4.861Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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