Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCattani, Airtonpt_BR
dc.contributor.authorLima, Bruna Lummertzpt_BR
dc.date.accessioned2015-04-07T01:58:28Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/114959pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo caracterizar as necessidades de uma metodologia de projeto de produto em moda aplicável a microempresas em quatro microempresas produtoras de vestuário da região metropolitana de Porto Alegre/ RS. O estudo iniciou- se com a fundamentação teórica, conceituando: produto de moda, mercado de moda no Brasil, organização da produção e proposições de metodologia para projeto de produto de design e moda. Posteriormente, a metodologia de trabalho foi descrita, onde foi proposta uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumentos a entrevista e a observação das atividades desempenhadas no PDP das confecções, que atuam nos municípios de Cachoeirinha e Gravataí. Os sujeitos participantes foram funcionários envolvidos diretamente com o desenvolvimento de produto. Para analisar os dados qualitativos foi utilizada a análise de conteúdo, onde a autora teve a possibilidade decompilar os dados e posteriormente relacionar os dados com metodologia para projeto de Moda de Treptow (2007). Em sequência, as necessidades metodológicas foram apresentadas de forma ilustrativa e textual seguidas das considerações finais.pt_BR
dc.description.abstractThe research has the objective to feature the needs of a methodology product design fashion applicable to micro four producing clothing microenterprises in the metropolitan region of Porto Alegre / RS. The study began with the theoretical framework, conceptualizing, fashion products, fashion market in Brazil, organization of production and propositions methodology for product design and fashion design. Subsequently, the methodology country working was described, which was a qualitative research proposal, using as instruments the interview and observation of the activities performed in the PDP of clothing that operate in the towns of Gravataí and Cachoeirinha. Subjects participants were employees directly involved with product development. To analyze the qualitative data content analysis, where the author was able to compile the data and then correlate the data with a methodology to design Fashion Treptow (2007) was used. In sequence, the methodological requirements were presented followed illustrative and textual form the final remarks.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFashion projecten
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectFashion marketen
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectMicroempresapt_BR
dc.subjectMicroenterprisesen
dc.subjectIndústria do vestuáriopt_BR
dc.titleProcesso de desenvolvimento de produto em microempresas de vestuário das cidades de Cachoeirinha/RS e Gravataí/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000955767pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples