Repositório Digital

A- A A+

Concordância entre o exame micológico direto e cultural em infecções ungueais dos pés por dematófitos

.

Concordância entre o exame micológico direto e cultural em infecções ungueais dos pés por dematófitos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Concordância entre o exame micológico direto e cultural em infecções ungueais dos pés por dematófitos
Autor Souza, Paulo Ricardo Martins
Orientador Busnello, Ellis Alindo D'Arrigo
Co-orientador Duquia, Rodrigo Pereira
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Medicina : Ciências Médicas.
Assunto Dermatomicoses
Resumo As onicomicoses dos pés são doenças ungueais comuns e crônicas. Possuem como agentes etiológicos predominantes os dermatófitos. A identificação laboratorial deste grupo de fungos é feita principalmente através do exame micológico direto (EMD) e do exame cultural. Esses exames são solicitados simultaneamente na prática clínica, talvez como uma tentativa de aumentar a possibilidade de detectar o agente etiológico. O objetivo do presente estudo é verificar a concordância entre o exame micológico direto e o exame cultural no diagnóstico de dermatófitos nas unhas dos pés, e, a partir destes achados, avaliar a necessidade de realização de ambos os testes. Em uma amostra de 890 indivíduos adultos encaminhados para exames micológicos no laboratório de micologia do Serviço de Dermatologia do Complexo Hospitalar Santa Casa, em um período de 12 meses, foram realizados exames micológicos direto e cultural. A concordância obtida entre o EMD e o cultural foi de 0,54 avaliada pelo índice Kappa. Em apenas 4% dos exames o cultural detectou dermatófitos que não foram identificados pelo EMD. A concordância entre os exames micológicos direto e cultural foi moderada e o exame micológico direto fez mais diagnósticos de dermatófitos que o exame micológico cultural.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/11501
Arquivos Descrição Formato
000616126.pdf (1.621Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.