Repositório Digital

A- A A+

Tecnologias de informação e comunicação (TIC), autoria colaborativa e produção de conhecimento no ensino superior

.

Tecnologias de informação e comunicação (TIC), autoria colaborativa e produção de conhecimento no ensino superior

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tecnologias de informação e comunicação (TIC), autoria colaborativa e produção de conhecimento no ensino superior
Outro título Communication and information technology (CIT), collaborative authorship and knowledge production in tertiary education
Outro título Tecnología y comunicación (TIC), autoría colaborativa y producción de conocimiento en la enseñanza superior
Autor Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Aquino, Israel da Silva
Resumo Esta pesquisa, desenvolvida no período de 2009 a 2012 junto a licenciandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, analisa o papel dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem como ferramentas de interação e seus efeitos nos processos de produção de conhecimento do público discente desde uma perspectiva de autoria colaborativa. Procura identificar o seu potencial como ferramentas de currículo, de aprendizagem e afetivas que possibilitem a construção de relações pedagógicas qualitativamente diferenciadas. Buscou-se concretizar tais objetivos através da análise de dados gerados por meio de questionários, contemplando o uso de recursos digitais na trajetória acadêmica de licenciandos. Trabalhamos com 28 relatos, confrontando esses dados à matriz teórica em que figuram Cesar Coll, Luciana de Souza Gracioso, Gustavo S. Saldanha e José Armando Valente. Evidenciou-se que a utilização de ferramentas como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem possibilita a criação de dinâmicas de aprendizagem outras e novas formas de interação entre os participantes, modificando parcialmente seus processos de aprendizado a partir das possibilidades oferecidas.
Abstract The present article approaches a research developed in the period of 2009-2012 along with licensees from Universidade Federal do Rio Grande do Sul that analyses the role of Virtual Learning Environments as tools of interaction and their effects in the production processes of public knowledge student involved from the perspective of collaborative authorship. It seeks to identify their potential as curriculum, learning and affective tools that enable the construction of qualitatively different relationships. It was sought to achieve these objectives throughout the analysis of the data generated by questionnaires, completing related aspects of the digital resources use in its academic path. We work with 28 selected reports, confronting these data to the theoretical matrix – Cesar Coll, Luciana de Souza Gracioso, Gustavo S. Saldanha and José Armando Valente. This work revealed that the use of other tools as the Virtual Learning Environments enabling the creation of learning dynamics as well as new ways of interaction between the participants modifying partially its learning processes from the offered possibilities.
Resumen Esta investigación, desarrollada en el período 2009-2012 juntos a graduandos de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, examina el papel de Ambientes Virtuales de Aprendizaje como herramientas de interacción y sus efectos en los procesos de producción de conocimiento del público discente desde una perspectiva de autoría colaborativa. Trata de identificar su potencial como herramientas del currículo, de aprendizaje y afectivas que permitan la construcción de las relaciones pedagógicas cualitativamente diferenciadas. Se buscó estos objetivos a través del análisis de los datos generados a través de cuestionarios, contemplando el uso de recursos digitales en la trayectoria académica de los estudiantes. Trabajamos con 28 relatos, confrontando estos datos a la matriz teórica que figuran Cesar Coll, Luciana Souza Gracioso, Gustavo S. Saldanha y José Armando Valente. Se evidenció que el uso de herramientas como Ambientes Virtuales de Aprendizaje permite la creación de otras dinámicas de aprendizaje y nuevas formas de interacción entre los participantes, modificando parcialmente sus procesos de aprendizaje a partir de las posibilidades ofrecidas.
Contido em Reflexão e ação. Santa Cruz do Sul. Vol. 21, n. 2 (ju./dez. 2013), p. 199-226
Assunto Ambiente de aprendizagem
Ensino superior
Produção do conhecimento
Tecnologia educacional
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Knowledge production
[en] PBWorks
[en] Virtual learning environments
[es] Ambientes virtuales de aprendizaje
[es] Producción de conocimientos
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/115031
Arquivos Descrição Formato
000954725.pdf (372.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.