Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDorneles, Beatriz Vargaspt_BR
dc.contributor.authorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorCosta, Adriana Corrêapt_BR
dc.contributor.authorPisacco, Nelba Maria Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorSperafico, Yasmini Lais Spindlerpt_BR
dc.contributor.authorRohde, Luis Augusto Paimpt_BR
dc.date.accessioned2015-04-08T01:58:45Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115034pt_BR
dc.description.abstractEstudos de prevalência de Transtornos de Aprendizagem (TA) em crianças e adolescentes com TDAH apresentam resultados não conclusivos, apesar da frequente comorbidade entre as síndromes. Esse artigo descreve e analisa a prevalência de TA em uma amostra referida de 270 crianças e adolescentes com TDAH atendidas no Programa de Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade/Hospital de Clínicas de Porto Alegre – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ProDAH/HCPA-UFRGS), de acordo com os critérios diagnósticos do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais IV – versão revisada (DSM-IV-TR). Verifi cou-se que 46,7% dos estudantes apresentam, pelo menos, um TA, sendo o Transtorno da Expressão Escrita o mais frequente (32,6%). Discutiu-se o potencial impacto das mudanças nos critérios diagnósticos para os TA, propostas pelo DSM-5 na prevalência desses transtornos. Embora seja possível afi rmar que ocorrerão alterações nas taxas de prevalência de TA, o impacto do DSM-5 sobre a prevalência, especifi cidade e comorbidade do TA permanece incerto, já que há mudanças que ampliarão a abrangência dos critérios de inclusão e outras que a reduzirão.pt_BR
dc.description.abstractPrevalence studies on learning disabilities (LD) in children and adolescents with Attention Defi cit and Hyperactivity Disorder (ADHD) show inconclusive results, despite the frequent comorbidity between these syndromes. This article describes and analyzes the prevalence of LD in a referred sample of 270 children and adolescents with ADHD treated at Disorders Program of Attention Defi cit / Hyperactivity / Hospital de Clínicas de Porto Alegre – Federal University of Rio Grande do Sul (PRODAH/HCPA-UFRGS), according to the diagnostic criteria of the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-IV-TR). The prevalence of LD among the sample was of 46.7%. In that group, the most common LD was the Written Expression Disorder (32.6%). The impact of the changes in the diagnostic criteria for LD proposed by the DSM-5 in the prevalence of these disorders is discussed. Although changes will occur in the rates of LD prevalence, the impact of the DSM-5 on the prevalence, specifi city and comorbidity of LD remains uncertain, as there are some proposed changes that will broaden the scope of the criteria and others that will reduce it.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 27, n.4 (out./dez. 2014), p. 1-9.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectADHDen
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectTranstorno de déficit de atençãopt_BR
dc.subjectLearning disordersen
dc.subjectComorbidityen
dc.subjectHiperatividadept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDiagnosisen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectDSM-5en
dc.titleImpacto do DSM-5 no diagnóstico de transtornos de aprendizagem em crianças e adolescentes com TDAH : um estudo de prevalênciapt_BR
dc.title.alternativeThe impact of DSM-5 on the diagnosis of learningdisorder in ADHD children and adolescents : a prevalence studyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000954764pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples