Repositório Digital

A- A A+

Por uma geografia do “custo zero” : práticas pedagógicas em sala de aula

.

Por uma geografia do “custo zero” : práticas pedagógicas em sala de aula

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Por uma geografia do “custo zero” : práticas pedagógicas em sala de aula
Outro título By a geography of “zero cost” : educational practices in the classroom
Autor Santos, Leonardo Pinto dos
Menezes, Victória Sabbado
Costella, Roselane Zordan
Resumo O seguinte trabalho parte da ideia de dar ao aluno a possibilidade de ser autor e ator dentro do processo de aprendizagem a partir de uma “Geografia do custo zero”. As práticas “um minuto” e “viajando no mapa-múndi”, baseadas nas pesquisas de Castrogiovanni (2012) e Kaercher (2007), e ainda o “abc dos países” foram desenvolvidas dentro de turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Coronel Vicente Freire, localizada no município de Canoas no Rio Grande do Sul. Dentro da perspectiva destas práticas, se pensa a partir de sem custo monetário para o docente (“Geografia do custo zero”), à possibilidade de o discente ter voz no ambiente escolar, tirando-o de sua zona de conforto do professor, dono da palavra, e o estudante, o mero ouvinte, para um movimento, onde o educador escuta e aprende com a fala dos seus alunos, (e alunas) onde ele se insere como um elemento desequilibrador dentro do diálogo, e onde percebe qual é o espaço cultural cotidiano destes meninos (e meninas) que nos ensinam diariamente com suas dúvidas, anseios e emoções.
Abstract The following work from the idea of giving the student the opportunity to be an author and actor in the learning process from a “Geography of zero cost”. The practices of "one minute" and "traveling on the world map" are based on research of Castrogiovanni (2012) and Kaercher (2007) and further "abc of countries" were developed within the classes from the sixth to ninth grade of elementary school in State School Coronel Vicente Freire located in the county of Canoas in Rio Grande do Sul. From the perspective of these practices, it is thought from no monetary cost to the teacher ("Geography of zero cost") to whether the students have a voice in the school environment, taking it out of your comfort zone master teacher of the word and the student the hearer to a movement where the teacher listens and learns from the speech of their students, where it belongs as an unbalancing element within the dialogue, and where realizes what the everyday cultural space of these boys and girls teach us daily with your questions, concerns and emotions.
Contido em Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho). Teresina : FSA, 2014. Vol. 11, n.4 (out./dez. 2014), p. 120-133.
Assunto Ensino fundamental
Geografia
Sala de aula
[en] Canoas
[en] Elementary education
[en] Geography of zero cost
[en] Teaching geography
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/115037
Arquivos Descrição Formato
000954840.pdf (349.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.