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Contribuições da prática profissional integrada na formação inicial de professores

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Contribuições da prática profissional integrada na formação inicial de professores

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Título Contribuições da prática profissional integrada na formação inicial de professores
Autor Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
Orientador Del Pino, Jose Claudio
Data 2014
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Assunto Currículo integrado
Ensino de ciências
Formação de professores
Prática de ensino
[en] Fleck epistemology
[en] Integrated curriculum
[en] Integrated professional practice
[en] Researcher and collaborative teacher
[en] Teacher education
Resumo Esta tese aborda a formação de professores, a partir do Estudo de Caso do curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - câmpus Panambi. Iniciou pela inquietação da pesquisadora diante do contexto nacional de criação dos Institutos Federais e da ampliação de atuação destes, no âmbito da formação inicial de professores, com a oferta de Licenciaturas devido à exigência legal. A história da formação de professores na rede federal da Educação Profissional apresenta pouca possibilidade de superar o modelo da racionalidade técnica ainda presente nas Licenciaturas, mesmo uma década após a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para esses cursos, que propõem a superação desse modelo pela ampliação e diluição das horas de prática de ensino ao longo de todo o processo formativo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, objetivou acompanhar as Práticas Profissionais Integradas elaboradas e desenvolvidas para as duas turmas, que iniciaram em 2011 e 2012, buscando identificar matizes de estilos de pensamento (FLECK, 2010), expressas pelos licenciandos, na perspectiva da constituição do professor investigativo e colaborativo. Os instrumentos usados para a coleta de dados foram análise do Projeto Pedagógico do Curso, de entrevistas semiestruturadas, de gravações em áudio e vídeo das apresentações dos Projetos Integradores e das produções escritas das Práticas Profissionais Integradas para as duas turmas, bem como do artigo do primeiro estágio de docência da Turma de 2011. A análise do Projeto Pedagógico do Curso foi ancorada na Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007), e nos aportes das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Licenciatura em Química e orientações para as Licenciaturas nos Institutos Federais. Esta etapa da pesquisa apontou que os documentos intentam para a uma formação pautada pela integração curricular e pela constituição do professor pesquisador e reflexivo. No IFFarroupilha, todos os cursos ofertados contemplam a Prática Profissional Integrada desenvolvida através de um Projeto Integrador como alternativa para a inserção do Currículo Integrado em seus projetos e práticas pedagógicas. A proposta de Currículo Integrado, que tem como referenciais Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) e Araújo (2013), pressupõe uma integração epistemológica pela Filosofia da Práxis. Diante da quantidade de informações coletadas junto aos licenciandos, foram selecionados fragmentos elucidativos de 10 licenciandos para compor a tese. A análise, auxiliada pelo conceito de complicação, abstraído da epistemologia da gênese e desenvolvimento de um fato científico de Fleck (2010), permitiu apontar dimensões epistemológicas, afetivas e cognitivas como possíveis complicações nos estilos de pensamento existentes que podem desenvolver a formação e a constituição do professor investigativo e colaborativo defendido.
Abstract This work is about teacher's educaction, beginning with the case study of Chemistry degree course from Federal Institute for Education, Science and Technology – Panambi Campus. This study starts with my own anxiety as a researcher about the national context of foundation of Federal Intitutes and the enlargement of its action, especially in what concerns initial teachers training with the creation of bachelor degree level as a law obligation. The history of teachers training on federal network of Professional Education presents few possibilities of suppress a model of technical rationality that is still present in Bachelor degree, despite the fact one decade has passed since the promulgation of National Curricular Guidelines for this kind of courses that propose the suppress of the old model with the enlargement and the better distribution of the practice hours during the progress of their formation. This research has a qualitative approach and aims to monitoring the Integrated Professional Practice developed by two study groups, that started their studies in 2011 and 2012, seeking to identify nuances of thought styles (FLECK, 2010) expressed by undergraduate view of the constitution of investigative and collaborative teacher. The analysis of the Pedagogical Project of the Course was the instrument used to collect data. It was made semi-structured interviews, recorded audios and videos of integrated projects presentations and papers writing of Integrated Professional Practice from both groups. Also the study of the internship report produced for the first teacher training practice of the 2011 group. The analysis of Pedagogical Project of the Course was based on Textual Discourse Analysis, proposed by Moraes e Galiazzi (2007), and also focused on the National Curricular Guidelines proposes for the Chemistry bachelor degree and other guidelines to achieve degrees inside Federal Intitutes. This level of research point that documents aims to conduce to a kind of formation that is based on curricular integration and the constitution of a teacher-researcher and reflective at the same time. At IFFarroupilha, all courses offered include Integrated Professional Practice developed with the support of an Integrated Project as an alternative for the insertion of the Integrated Curriculum proposed to Federal Intitutes, that has as references Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) and Araújo (2013), supposes an epistemological integration by Praxis Philosophy. In face of the amount of information that has been collected, explanatory extracts from 10 undergraduates were chosen for this thesis. The analysis has been made with the support of the concept of complication, from the epistemological genesis and development of a scientific fact by Fleck (2010), those studies allowed to point epistemological dimensions, affective and cognitive, as a complication factor in existing thought styles that could to develop a teacher training to help the constitution of some kind of teacher that is a researcher and a collaborative person at the same time.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/115056
Arquivos Descrição Formato
000956448.pdf (3.579Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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