Repositório Digital

A- A A+

Memoriais escolares e processos de iniciação à docência

.

Memoriais escolares e processos de iniciação à docência

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Memoriais escolares e processos de iniciação à docência
Outro título School memorials and training procedures to teaching
Autor Bergamaschi, Maria Aparecida
Almeida, Dóris Bittencourt
Resumo Neste texto, nos debruçamos sobre as narrativas de memória de 14 estudantes do curso de Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Os memoriais, que compõem o livro Iniciação à docência em Pedagogia: memórias que contam histórias, são analisados na perspectiva de compreendê-los como parte importante no processo formativo dos bolsistas que integram o programa, que desde o presente miram o passado e constroem memórias que revelam, principalmente, seus percursos escolares. Relendo cada memorial, retomamos também o processo de elaboração dos mesmos e o significado que adquiriram na formação de cada bolsista, destacando o que, coletivamente, apresentam como aspectos marcantes nas trajetórias de vida: a infância e a família, as experiências escolares e, por fim, a escolha da docência e o estar professor no PIBID.
Abstract In this text, we analized the narrative memories of fourteen students from the Course of Pedagogy, scholarship holders of the Institutional Program of Iniciation to Teaching Scholarships – PIBID. The memorials that compose the book ‘Iniciation to Teaching in Pedagogy: memories that count stories’ are analyzed in the perspective to understand them as an important part in the formative process of the scholarship holders that integrate the Program, who from the present look into the past and construct memories that disclose their school passages. Rereading the memorials, we also resume each one of them and the meaning they have acquired in the formation of each scholarship holder, highlighting what they collectively represent as important aspects of their life trajectories: childhood, family, school experiences and, finally, the choice for teaching and being a teacher at PIBID.
Contido em Educação em revista (Belo Horizonte). Belo Horizonte, MG. Vol. 29, n. 2 (jun. 2013), p. 15-41
Assunto Formação de professores
História de vida
Memória
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
[en] Formation of teachers
[en] Life histories
[en] Memories
[en] PIBID
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/115069
Arquivos Descrição Formato
000955727.pdf (362.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.