Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBergamaschi, Maria Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Dóris Bittencourtpt_BR
dc.date.accessioned2015-04-09T01:57:56Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0102-4698pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115069pt_BR
dc.description.abstractNeste texto, nos debruçamos sobre as narrativas de memória de 14 estudantes do curso de Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Os memoriais, que compõem o livro Iniciação à docência em Pedagogia: memórias que contam histórias, são analisados na perspectiva de compreendê-los como parte importante no processo formativo dos bolsistas que integram o programa, que desde o presente miram o passado e constroem memórias que revelam, principalmente, seus percursos escolares. Relendo cada memorial, retomamos também o processo de elaboração dos mesmos e o significado que adquiriram na formação de cada bolsista, destacando o que, coletivamente, apresentam como aspectos marcantes nas trajetórias de vida: a infância e a família, as experiências escolares e, por fim, a escolha da docência e o estar professor no PIBID.pt_BR
dc.description.abstractIn this text, we analized the narrative memories of fourteen students from the Course of Pedagogy, scholarship holders of the Institutional Program of Iniciation to Teaching Scholarships – PIBID. The memorials that compose the book ‘Iniciation to Teaching in Pedagogy: memories that count stories’ are analyzed in the perspective to understand them as an important part in the formative process of the scholarship holders that integrate the Program, who from the present look into the past and construct memories that disclose their school passages. Rereading the memorials, we also resume each one of them and the meaning they have acquired in the formation of each scholarship holder, highlighting what they collectively represent as important aspects of their life trajectories: childhood, family, school experiences and, finally, the choice for teaching and being a teacher at PIBID.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em revista (Belo Horizonte). Belo Horizonte, MG. Vol. 29, n. 2 (jun. 2013), p. 15-41pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLife historiesen
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMemoriesen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormation of teachersen
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectPIBIDen
dc.titleMemoriais escolares e processos de iniciação à docênciapt_BR
dc.title.alternativeSchool memorials and training procedures to teaching en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000955727pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples